EDITAL SRI/IC N º. 05/2024 PARTICIPAÇÃO NO 23º CONCURSO DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA CHINESA "CHINESE BRIDGE" PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO BRASIL
Inscrições até 05 de abril de 2024.
Inscrições até 05 de abril de 2024.
Inscrições até 13 de maio.
INSCRIÇÕES ABERTAS!
Inscrições até 15 de maio
Programa da Fundação Botín para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina – XV edição
Inscrições prorrogadas até 27 de março de 2024.
Mobilidade internacional em instituições de língua oficial portuguesa e Macau -Inscrição até 30 de abril de 2024
Além de espaço para estudos da língua, cátedra fomenta ampliação do ensino da literatura portuguesa
Entre as atividades preparatórias para o encontro, Angelita já tinha participado de uma das reuniões prévias realizada em Havana (Cuba)
Instituição é a primeira da Rede Camões no Brasil a homenagear uma mulher escritora
Rui Oppermann, diretor de Relações Internacionais da Fundação, fala em aprofundar parcerias com países do Sul global e cita CRES+5
O professor é da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da UFG
O professor Martin Schwellberger Barbosa, do Instituto de Química (IQ), foi contemplado com bolsa da Fulbright Brasil
Parceria foi liderada pelo Museu Antropológico da UFG
Decreto uniformiza regras para a formação de estudantes de países parceiros em instituições brasileiras
Submissões até 20 de maio de 2024.
Inscrições até 31 de março.
Inscrições até 5 de abril de 2024
Inscrições até 15 de abril de 2024 às 23h59 (GMT/UTC -06h00) México
Inscrições até 3 de abril de 2024 às 23h59 (GMT/UTC+02h00) Madrid.
Inscrições até 3 de abril de 2024 às 23h59 (GMT/UTC+02h00) Madrid.
Inscrições até 3 de abril de 2024 às 23h59 (GMT/UTC+02h00) Madrid.
Inscrições até 3 de abril de 2024 às 23h59 (GMT/UTC+02h00) Madrid.
Inscrições até 10 de abril de 2024.
Workshop Semiotics after Geontopower com Elizabeth Povinelli vai acontecer de 15 a 19 de abril de 2024 na UFG. É um evento presencial e gratuito.
O Workshop será uma oportunidade de diálogo crítico sobre a produção de significados em torno da colonialidade da crise climática, relações de poder, territórios, desigualdades raciais e conflitos articulados no capitalismo do século XXI.
A pesquisadora convidada Elizabeth Povinelli (Columbia University, EUA) desenvolve uma discussão crítica sobre a articulação entre Colonialismo, Liberalismo Tardio, linguagem, semiótica, política e estética, tanto no contexto da teoria crítica quanto da arte criativa do Karrabing Film Collective (grupo de produção visual do povo Karrabing, do noroeste australiano).
O workshop é uma realização dos grupos de pesquisa Perspectivas Linguísticas Contemporâneas e Núcleo Caroá.
É apoiado pelo PPG Letras e Linguística e pelo PPG Antropologia Social e tem financiamento da Fapeg, do Proex/PPGLL e do PDPG/PPGAS.
Em breve, mais detalhes da programação em site próprio e no site dos grupos de pesquisa envolvidos: https://perspectivas.letras.ufg.br/ e https://caroa.fcs.ufg.br/
Atenção 1: Haverá tradução simultânea Inglês-Português-Inglês na maior parte das atividades do workshop.
Atenção 2: Para estudantes de pós-graduação interessados em cursar disciplina, o workshop faz parte das atividades da disciplina "Seminários sobre Linguagem, sociedade e cultura" (32h) e a inscrição pode ser feita em matrícula no PPG Letras e Linguística ou no PPG Antropologia Social.
Atenção 3: Estudantes de pós-graduação de programas externos à UFG podem se matricular em duas oportunidades, conforme datas abertas pelos dois programas envolvidos (PPGLL: 15 a 19/02/2024 e PPGAS: 04 a 15/03/2024).
O Espaço Interdisciplinar da Universidade da República (Udelar), como instituição organizadora, convoca a participação do Quarto Congresso Latino-Americano de Pesquisa e Ensino Superior Interdisciplinar (IEI2024), que acontecerá presencialmente de 23 a 26 de julho de 2024 no LATU, Montevidéu, Uruguai.
Há tempo até 15 de março de 2024 para apresentação de resumos e propostas de tabelas temáticas. As inscrições serão de 15 de fevereiro a 26 de julho de 2024.
O trabalho inter e transdisciplinar apresenta desafios variados, desde obstáculos estruturais e culturais até aspectos relacionados ao conhecimento, metodologias e avaliação. Este evento oferece uma oportunidade para a troca de experiências, o debate e a procura de soluções para estes desafios, permitindo assim avançar na resolução de problemas que exigem a conjunção de múltiplas perspectivas.
Os participantes poderão conhecer projetos específicos, como foram realizados e quais condições permitiram uma colaboração eficaz, garantindo que a conferência seja significativa para um público diversificado em termos de disciplinas e interesses.
O IEI 2024 coincide com os 15 anos do Espaço Interdisciplinar e nos dá a oportunidade de compartilhar os avanços e estratégias que inúmeros grupos inter e transdisciplinares realizam na pesquisa, no ensino e na extensão.
O 4º Congresso convida a comunidade acadêmica nacional e latino-americana (pesquisadores, professores e estudantes) de todas as disciplinas, bem como profissionais que atuam na esfera pública ou privada em grupos inter ou multidisciplinares, a apresentar trabalhos que facilitem a discussão e a troca de ideias em torno temas comuns que vão além de áreas específicas de estudo, enriquecendo o diálogo entre os participantes.
Corte transversal:
Estratégias de trabalho em equipes inter e transdisciplinares. Este eixo permitirá partilhar estratégias e resultados de projetos realizados em equipas inter e transdisciplinares, como foram realizados e quais foram as condições que permitiram ou não uma colaboração eficaz.
Educação inter e transdisciplinar. Serão partilhados referenciais teóricos, metodologias, estratégias e experiências ao nível dos cursos inter e transdisciplinares de graduação e pós-graduação.
Colaboração inter e transdisciplinar para a concepção, implementação e avaliação de políticas públicas. Serão trocadas experiências relacionadas ao trabalho inter e transdisciplinar em políticas públicas.
As mesas de discussão terão duração de 90 minutos nas quais três ou quatro palestrantes apresentam seus trabalhos. A mesa será organizada por um coordenador que não necessariamente terá que fazer apresentação. O tempo de apresentação por palestrante será de 20 minutos.
PALESTRANTES CONVIDADOS:
DANIEL CONDE Professor Titular, Seção de Limnologia, Instituto de Ecologia e Ciências Ambientais (IECA), Faculdade de Ciências, Universidade da República, Uruguai.
STEPHEN M. FIORE Diretor do Laboratório de Ciências Cognitivas e Professor Pegasus do Programa de Ciências Cognitivas da Universidade da Flórida Central, no Departamento de Filosofia e no Instituto de Simulação e Treinamento.
ULLI VILSMAIER Iniciador do Responsive Research Collective e apl. Professor da Universidade Leuphana de Lüneburg
Para mais informações: congresoiei2024.ei.udelar.edu.uy
Os resumos podem ser enviados entrando na página do congresso: congresoiei2024.ei.udelar.edu.uy
Junte-se a nós em Montego Bay, St James, Jamaica, Índias Ocidentais, de 23 a 27 de setembro de 2024, enquanto o Conselho de Faculdades Comunitárias da Jamaica (CCCJ) hospeda orgulhosamente a prestigiada Cúpula de Liderança da Federação Mundial de Faculdades e Politécnicos (WFCP) (23 de setembro). -24), Congresso da Juventude (23 a 27 de setembro) e Congresso Mundial (25 a 27 de setembro). Este encontro internacional, orientado pelo tema “Empower | Equipe | Excel”, promete uma experiência incomparável que combina o que há de melhor em educação e treinamento técnico profissional com a cultura vibrante da Jamaica.
Faça parte do sucesso com outros especialistas e profissionais globais colaborando, compartilhando ideias e catalisando mudanças transformadoras no cenário educacional.
Mergulhe na rica herança da Jamaica, explore suas paisagens cativantes e interaja com uma comunidade calorosa e acolhedora. Das batidas rítmicas do reggae aos sabores deliciosos da culinária jamaicana, cada momento é uma oportunidade para se conectar, aprender e se inspirar.
Aproveite esta oportunidade para interagir com outros pioneiros do setor, obter novas perspectivas e levar para casa estratégias viáveis que levarão suas instituições e programas a novos patamares. Juntos, capacitaremos nossos alunos, nos equiparemos com ferramentas de ponta e nos destacaremos em um mundo onde a educação é a chave para desbloquear um potencial ilimitado.
Marque em sua agenda e prepare-se para uma experiência transformadora no Congresso Mundial WFCP 2024, no coração da Jamaica. Vamos moldar o futuro da educação e formação técnica profissional. Mal podemos esperar para recebê-lo de braços abertos e com o espírito vibrante da Jamaica.
Sobre a Federação Mundial de Faculdades e Politécnicos:
A Federação Mundial de Faculdades e Politécnicos (WFCP) é uma rede internacional de faculdades e associações de faculdades.
O WFCP fornece liderança na oferta de educação da força de trabalho para a nossa economia global e os membros partilham estratégias educativas de ponta e melhores práticas para aumentar a empregabilidade da força de trabalho em países de todo o mundo.
Fonte: https://cccj.edu.jm/site/world-federation-of-colleges-and-polytechnics-wfcp-congress-2024/
A Universidade Nacional de Mar del Plata (UNMdP) se prepara para sediar em 2024 o VII Congresso de Extensão Universitária da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), um grande encontro que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de novembro sob o lema “Universidades e territórios, construindo laços emancipatórios.”
O congresso busca valorizar a inter-relação e o diálogo das experiências internacionais, buscando democratizar o conhecimento e as ações de extensão territorial, além de abordar questões de relevância para a região, gerando espaços de participação, comunicação e ao mesmo tempo promovendo o intercâmbio em busca da conquista territorial. desenvolvimento de todos os atores envolvidos.
A partir do UNMdP propôs-se visualizar e convergir as ações comunitárias e a presença da Universidade nos bairros através dos Centros de Extensão Universitária daquela instituição. em execução.
O Congresso será composto por diálogos circulares, painéis e oficinas no Complexo Universitário, além de trabalhos participativos nos territórios dos Centros de Extensão.