Redes e grupos parceiros

 

UNAI

 

O Impacto Acadêmico das Nações Unidas (UNAI) é uma iniciativa que alinha instituições de ensino superior com as Nações Unidas no apoio e contribuição para a realização dos objetivos e mandatos das Nações Unidas, incluindo a promoção e proteção dos direitos humanos, acesso à educação, sustentabilidade e resolução de conflitos.

Desde 2010, a UNAI criou uma rede vibrante e diversificada de estudantes, acadêmicos, cientistas, pesquisadores, grupos de reflexão, instituições de ensino superior, educação continuada e associações educacionais. Existem mais de 1.400 instituições membros em mais de 147 países que alcançam mais de 25 milhões de pessoas nos setores de educação e pesquisa em todo o mundo, representando uma diversidade global de regiões e uma riqueza temática de disciplinas.

 

 

 

Logo AUF

 

A Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) reúne 1.007 universidades, grandes escolas superiores, redes universitárias e centros de pesquisa científica em língua francesa em 119 países. Fundada há 60 anos, é uma das maiores associações de instituições de ensino superior e pesquisa do mundo. Respeitando a diversidade de culturas e línguas, a AUF atua por uma francofonia universitária comprometida com o desenvolvimento econômico, social e cultural das sociedades.

www.auf.org

     

AUGM Logo Pequena

 

 

A Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM) é uma Rede de Universidades públicas, autônomas e autogovernadas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que, por suas semelhanças, compartilham suas vocações, sua natureza pública, suas semelhanças nas estruturas académicas e na equivalência dos níveis dos seus serviços; características que os colocam em condições de desenvolver atividades de cooperação com certas perspectivas de viabilidade.

http://grupomontevideo.org/sitio/

ARCU-SUL Mercosul

 

O Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul) é um mecanismo permanente de acreditação regional do Setor Educacional do Mercosul. Seu objetivo é dar garantia pública, na região do Mercosul e dos estados associados, dos níveis de qualidade acadêmicos e científicos dos cursos. Os países participantes são Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. O sistema busca a melhoria permanente da formação das pessoas, com padrões de qualidade requeridos para a promoção do desenvolvimento econômico, social, político e cultural.

https://programamarca.siu.edu.ar/programa_marca/index.html

 

 

enlaces  

O Espaço Latino-Americano e do Caribe para a Educação Superior (ENLACES) é uma organização internacional da região da América Latina e Caribe composta por organizações, redes e instituições de ensino superior nacionais e regionais, que visa modernizar os sistemas universitários da região para conseguir uma melhor e maior compatibilidade entre programas, instituições, modalidades e sistemas, integrando e articulando a diversidade cultural e institucional.

grupomontevideo.org/enlaces/

     
obreal global  

A OBREAL Global é uma organização com mandato inter-regional amplo e abrangência de membros, comprometida em fortalecer a cooperação Sul-Sul-Norte. A OBREAL Global tomou medidas para promover o diálogo inter-regional e o intercâmbio sobre temas-chave, desde a internacionalização da aprendizagem, digitalização, gestão da investigação internacional e o papel das universidades no desenvolvimento local.

obsglob.org

     
Grupo Tordesillas Logo  

O Grupo Tordesillas  é uma rede de universidades no Brasil, Portugal e Espanha, que visa promover a colaboração científica e educacional entre as universidades dos três países nos campos da ciência e tecnologia. O Grupo Tordesillas foi criado em junho de 2000, durante a primeira reunião de reitores em Tordesilhas em comemoração aos 500 anos do descobrimento do Brasil,. O nome do grupo refere-se ao Tratado de Tordesilhas.

www.grupotordesillas.net

     
AULP  

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) é uma ONG internacional que promove a cooperação e troca de informação entre Universidades e Institutos Superiores. Conta com mais de 130 membros dos oito países de língua oficial portuguesa. A missão é facilitar a comunicação entre os membros em prol do desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo. Estimula-se a investigação e o intercâmbio de alunos e docentes. 

aulp.org

  

 

Andifes

Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES)

 

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, criada em 23 de maio de 1989, é a representante oficial das universidades federais na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral. Nossas instituições produzem pesquisas e desenvolvem tecnologias que sustentam o crescimento do país e auxiliam de forma decisiva a superação das desigualdades regionais.

www.andifes.org.br 

     

GCUB

 

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Foi fundada no dia 29 de outubro de 2008, em Brasília. Atualmente, é composta por 89 Universidades brasileiras. Para o GCUB, a internacionalização universitária tem papel precípuo na promoção do desenvolvimento humano, na difusão do conhecimento e na disseminação de valores universais, tais como o respeito às diferenças culturais.

www.grupocoimbra.org.br

     

Logo FAUBAI

 

A FAUBAI – Associação Brasileira de Educação Internacional foi criada em 1988 e reúne reúne gestores e responsáveis de assuntos internacionais de mais de 200 instituições de ensino superior brasileiras. Promove a integração e a capacitação dos gestores, seminários, workshops, reuniões regionais, nacionais e internacionais e Conferência Anual. Atua também na divulgação das potencialidades e da diversidade das IES brasileiras, no país e no exterior, junto a IES, agências, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.

faubai.org.br