concerto jazz

: 06 de Fevereiro 2024 - 19h às 20h

oscar concerto jazz

Centro Cultural da UFG recebe músico baseado na Áustria em concerto de Jazz

O repertório de composições e improvisações originais baseadas na combinação de MPB, música mediterrânea e a linguagem do jazz.

O concerto trará o clarinetista austro-espanhol Òscar Antolí e o pianista brasileiro Vítor Arantes, dia 6 de fevereiro, às 19h30, no Centro Cultural UFG. O repertório inclui composições e improvisações originais, baseadas na MPB e na música mediterrânea, sob a linguagem do clássico jazz.

Esta é mais uma atividade do Ciclo do bicentenário da Independência do Brasil 2022-2025 e aos 444 anos de amizade com a República da Áustria, promovida pela Embaixada da Áustria em Brasília e pela Secretaria de Relações Internacionais e o Centro Cultural da UFG da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Esta é a terceira produção resultante da colaboração entre a UFG e o país europeu. Em 2022, foi realizado o projeto de música itinerante em parceria com as embaixadas da Áustria, Barbados e Coréia do Sul “The International Jazz Express to Brazil”. No ano seguinte, a cooperação se concretizou com a exposição “Modernismo Vienense na Arquitetura e seu Impacto no Brasil”.

Músicos

O trabalho de Òscar Antolí orbita entre esses dois universos, escrevendo e interpretando composições inspiradas nas diversas tradições musicais do Mediterrâneo. Com os seus dois álbuns „Peninsulas“ (2019) e „Isthmus“ (2022) ele explora as penínsulas Ibéricas, Balcânicas e Anatólias, ligando estes mundos sonoros através de pontes musicais terrestres. Oscar Antolí, é um músico baseado na Austria, formado em Jazz e Música Moderna pela ESMUC (Barcelona) e em Música Turca pela CODARTS (Rotterdam).

Pianista, compositor e arranjador Vitor Arantes foi vencedor do concurso “Novos Talentos do Jazz” em 2017, Prêmio Revelação em 2018 no POA Jazz Festival e primeiro lugar no Concurso de Piano Guiomar Novaes em 2021, na categoria Piano Popular. Arantes teve sua formação na ULM, atual EMESP. Tocou na Orquestra Jovem Tom Jobim e entre shows, produções e gravações já trabalhou com: Maria Gadu, Liniker, Emicida, Xênia França, Ivan Lins, Edu Ribeiro, Chico Pinheiro, Letieres Leite, Proveta, Leila Pinheiro, Mônica Salmaso, entre outros.

Evento: Concerto de Jazz
Local: Centro Cultural da UFG, setor Leste Universitário
Data: 6 de fevereiro, terça-feira

Mais informações sobre o músico Òscar Antolí no documento anexado abaixo.