4º Congresso Latino-Americano de Pesquisa e Educação Superior Interdisciplinar

: LATU, Montevidéu, Uruguai.

: 23 a 26 de Julho 2024

O Espaço Interdisciplinar da Universidade da República (Udelar), como instituição organizadora, convoca a participação do Quarto Congresso Latino-Americano de Pesquisa e Ensino Superior Interdisciplinar (IEI2024), que acontecerá presencialmente de 23 a 26 de julho de 2024 no LATU, Montevidéu, Uruguai.

Há tempo até 15 de março de 2024 para apresentação de resumos e propostas de tabelas temáticas. As inscrições serão de 15 de fevereiro a 26 de julho de 2024.

O trabalho inter e transdisciplinar apresenta desafios variados, desde obstáculos estruturais e culturais até aspectos relacionados ao conhecimento, metodologias e avaliação. Este evento oferece uma oportunidade para a troca de experiências, o debate e a procura de soluções para estes desafios, permitindo assim avançar na resolução de problemas que exigem a conjunção de múltiplas perspectivas.
Os participantes poderão conhecer projetos específicos, como foram realizados e quais condições permitiram uma colaboração eficaz, garantindo que a conferência seja significativa para um público diversificado em termos de disciplinas e interesses.

O IEI 2024 coincide com os 15 anos do Espaço Interdisciplinar e nos dá a oportunidade de compartilhar os avanços e estratégias que inúmeros grupos inter e transdisciplinares realizam na pesquisa, no ensino e na extensão.

O 4º Congresso convida a comunidade acadêmica nacional e latino-americana (pesquisadores, professores e estudantes) de todas as disciplinas, bem como profissionais que atuam na esfera pública ou privada em grupos inter ou multidisciplinares, a apresentar trabalhos que facilitem a discussão e a troca de ideias em torno temas comuns que vão além de áreas específicas de estudo, enriquecendo o diálogo entre os participantes.

Corte transversal:

Estratégias de trabalho em equipes inter e transdisciplinares. Este eixo permitirá partilhar estratégias e resultados de projetos realizados em equipas inter e transdisciplinares, como foram realizados e quais foram as condições que permitiram ou não uma colaboração eficaz.
Educação inter e transdisciplinar. Serão partilhados referenciais teóricos, metodologias, estratégias e experiências ao nível dos cursos inter e transdisciplinares de graduação e pós-graduação.
Colaboração inter e transdisciplinar para a concepção, implementação e avaliação de políticas públicas. Serão trocadas experiências relacionadas ao trabalho inter e transdisciplinar em políticas públicas.
As mesas de discussão terão duração de 90 minutos nas quais três ou quatro palestrantes apresentam seus trabalhos. A mesa será organizada por um coordenador que não necessariamente terá que fazer apresentação. O tempo de apresentação por palestrante será de 20 minutos.

PALESTRANTES CONVIDADOS:

DANIEL CONDE Professor Titular, Seção de Limnologia, Instituto de Ecologia e Ciências Ambientais (IECA), Faculdade de Ciências, Universidade da República, Uruguai.
STEPHEN M. FIORE Diretor do Laboratório de Ciências Cognitivas e Professor Pegasus do Programa de Ciências Cognitivas da Universidade da Flórida Central, no Departamento de Filosofia e no Instituto de Simulação e Treinamento.
ULLI VILSMAIER Iniciador do Responsive Research Collective e apl. Professor da Universidade Leuphana de Lüneburg

Para mais informações: congresoiei2024.ei.udelar.edu.uy

Os resumos podem ser enviados entrando na página do congresso: congresoiei2024.ei.udelar.edu.uy