
Empoderamento Econômico da Mulher Afrodescente
OEA celebra a V Semana Interamericana das e dos Afrodescendentes nas Américas
18 de março de 2022
O Secretário-Geral e o Secretário-Geral Adjunto da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro e o Embaixador Nestor Mendez, abrirão a Semana Interamericana das e dos Afrodescendentes nas Américas 2022 na segunda-feira, 21 de março. O evento é uma oportunidade para os Estados membros da OEA refletirem sobre questões que afetam os afrodescendentes e comemorarem suas contribuições significativas para o desenvolvimento das sociedades nas Américas.
Desde sua criação, por meio da Resolução 1.093 do Conselho Permanente adotada pelos Estados membros em fevereiro de 2018, a OEA dedicou esta semana a lembrar o legado da escravidão e do tráfico de escravos e suas consequências na vida dos afrodescendentes, que continuam a enfrentar inúmeros desafios que impedem o pleno gozo dos direitos humanos e da inclusão social. Esses temas serão abordados nas atividades durante a semana, que se concentrarão no tema deste ano: "Histórias de coragem nas Américas: resistência à escravidão e unidade contra o racismo".
A Resolução 1093 instrui os Estados membros da OEA a comemorar a Semana Interamericana "com ações que promovam maior conhecimento e respeito à diversidade do patrimônio e da cultura dos afrodescendentes". As atividades deste ano serão realizadas de 21 a 25 de março, tanto na sede da OEA como nos Estados membros, por meio dos Escritórios Nacionais.
As atividades incluirão:
De 21 a 25 de março:
- Uma exposição virtual do Museu de Arte das Américas, que incluirá obras de arte que representam o cotidiano dos afrodescendentes. A exposição será divulgada no site da OEA e nas redes sociais.
- Curtas-metragens que mostram a força dos afrodescendentes. Eles serão apresentados virtualmente e no Museu de Arte das Américas.
- O Canto da Leitura, uma iniciativa que promoverá a riqueza literária do Hemisfério e destacará as histórias dos afrodescendentes, compilando e divulgando obras literárias propostas pelos Estados membros e funcionários da OEA.
25 de março: O Conselho Permanente da OEA realizará uma sessão especial para comemorar o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Escravos.
A OEA tamb ém transmitirá uma nova série de podcasts sobre histórias de várias pessoas do hemisfério que examinam a herança compartilhada da escravidão e a luta permanente contra o racismo, bem como um bate-papo com a OEA, uma conversa virtual que contará com a participação do Primeiro Ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Everard Gonsalves, que se concentrará no Caso de Reparações nas Américas.
O quê: Semana Interamericana de Afrodescendentes nas Américas 2022
Quando: 21 a 25 de março
Fonte: https://www.oas.org/pt/centro_midia/nota_imprensa.asp?sCodigo=AVI-047/22