IV Encontro Brasileiro de Estudos Regionais e Urbanos e I Encontro Ibero-americano de Estudos Regionais

Événement

http://www.ivenaber.com.br/

: Foz do Iguau

: 14 a 17 Outubro 2006

A literatura contemporânea sobre desenvolvimento regional coloca uma ênfase muito grande no papel do conhecimento e da inovação como motores da transformação das regiões. Se por um lado há certo consenso sobre essa importância, por outro há um grande debate sobre quais as estratégias mais adequadas para aproveitar o conhecimento existente nas regiões canalizando-o para o esforço de desenvolvimento. O tema aparece sob vários enfoques na literatura, um deles, derivado da discussão de Sistemas Nacionais de Inovação, é o da economia do aprendizado (learning economy).     Esse enfoque explica o sucesso das pessoas, das empresas e das regiões pela capacidade de aprender e inovar em um ambiente em que a rapidez das transformações faz com que antigas habilidades tornem-se obsoletas e a demanda desloque-se para novas habilidades. Esse aprendizado, por sua vez, vai além da simples aquisição de informações. Ele significa, sobretudo, a construção de conhecimentos e de capacitação em todos os setores da sociedade. Assim sendo, as estratégias de desenvolvimento das regiões deveria seguir os mesmos princípios das estratégias de firmas intensivas em conhecimento: aperfeiçoamento constante, novas idéias, criação organizada de conhecimento e de capacitação. As regiões que adotassem esses princípios teriam condições do tornarem-se regiões produtoras de conhecimento ou learning regions.

            No Brasil a discussão sobre esse tema começa a intensificar-se e assim sendo a direção da Associação Brasileira de Estudos Regionais, ABER, considerou oportuno elege-lo como o tema central do seu IV Encontro Brasileiro de Estudos Regionais e Urbanos. O encontro será realizado em Foz do Iguaçu entre os dias 15 e 18 de outubro de 2006. Simultaneamente será também realizado o I Encontro Ibero-americano de Estudos Regionais, organizado em conjunto com as Associações de Estudos Regionais de Portugal e Espanha.

            O local do encontro também é especial. Foz do Iguaçu é um dos principais centros turístico do Cone Sul, Está localizada em um sitio privilegiado, na fronteira entre três países: Brasil, Paraguai e Argentina. Além disso, conta com mais duas atrações, uma é obra da natureza –as cataratas da Foz do rio Iguaçu- e a outra é obra da engenhosidade humana –a usina hidroelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo. A região vizinha, no lado brasileiro, caracteriza-se pelo dinamismo do seu agronegócio. Na região vizinha do lado argentino predomina a atividade florestal, No Paraguai, além do comércio fronteiriço, está localizada a área de expansão do agronegócio no país.