UdelaR

Missão na UdelaR (Uruguai)

Em 19/02/19 11:31. Atualizada em 14/04/19 22:55.

No período de 11 a 15 de fevereiro de 2019, a Professora Ozana de Fátima Zacaroni (Vice-Diretora da Escola de Veterinária e Zootecnia) e o Prof. Francisco José Quaresma de Figueiredo (Diretor de Relações Internacionais) estiveram em Montevidéu, Uruguai, para realizar uma missão relativa ao Projeto Marca.

O Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (Marca) foi desenvolvido e implementado pelo Setor Educacional do Mercosul atendendo a duas necessidades: a melhoria da qualidade acadêmica, por meio de sistemas de avaliação e acreditação; e a mobilidade de estudantes, docentes e pesquisadores entre instituições e países.

As passagens aéreas são financiada pela SESu/Capes e condições para permanência do estudante são garantidas pela instituição ou pelo governo do país de destino.

Participam do programa cursos de graduação avaliados e aprovados pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul (ARCU-SUL) pertencentes a instituições dos quatro países membros (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e dos países associados Bolívia e Chile. Estudantes destes cursos de graduação podem se candidatar a um intercâmbio de um semestre letivo em uma instituição de outro país.

Na UFG, temos projeto Marca nos cursos de Agronomia, Odontologia e Veterinária. A missão da qual os professores participaram diz respeito ao Marca do curso de Veterinária. Durante a missão, os professores visitaram o campus experimental da Faculdade de Veterinária da Universidade de la República (UDELAR), que fica a 40 km da capital uruguaia, e puderam visitar os laboratórios e se encontrar com professores que realizam pesquisas no local. Visitaram também o prédio centenário da Faculdade de Veterinária, em Montevidéu, e puderam se reunir com os coordenadores dos programas de Pós-Graduação para propor um acordo que possibilite que professores de uma instituição possam oferecer cursos na pós-graduação da outra.

Marca 1

 

Visitaram também a Diretoria de Relações internacionais (DRI) e participaram de uma reunião com o Delegado Assessor da AUGM na UDELAR e com membros da DRI para tratar de novas parcerias entre a UFG e a UDELAR.

Marca 2

Ao final da missão, os professores foram recebidos pelo Reitor da UDELAR e conversaram sobre a proposta de se estreitarem os laços de parcerias entre a UFG e a UDELAR.

Marca 3

Categorias: notícias