
Visita a UFG o professor-pesquisador Volker Pickert da Universidade de Newcastle
EMC recebe o diretor do maior grupo de pesquisa na área de engenharia elétrica do Reino Unido - Electrical Power Group
Entre 27 de abril e 12 de maio de 2019, a Universidade Federal de Goiás, representada pela Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC), recebeu a visita do professor Volker Pickert, pesquisador da Universidade de Newcastle (Inglaterra).
Por ocasião de sua visita, o referido pesquisador ofereceu palestras e minicurso, que contou com a presença de professores da EMC e de outras instituições de ensino de Goiânia, estudantes e profissionais da região. Foi recebido pelo Magnífico Reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, pela Vice-Diretora, professora Sandramara Matias Chaves, e pelo Diretor de Relações Internacionais, Prof. Dr. Francisco José Quaresma de Figueiredo.
Na ocasião, esteve acompanhado do Diretor da EMC, professor Reinaldo Gonçalves Nogueira e pelo professor Wander G. da Silva. Teve a oportunidade conhecer as instalações do Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI) e sua relevância para a UFG, para o Estado de Goiás e para o Brasil, em função dos trabalhos ali desenvolvidos.
A Diretora de Pesquisa da UFG, professora Rejane Faria Ribeiro Rotta apresentou-lhe números capazes de demonstrar as dimensões da UFG, sua importância para o Estado de Goiás e sua posição de destaque nas diferentes áreas do conhecimento, não apenas no cenário nacional, mas também, no cenário internacional.
Durante sua visita à EMC, o Prof. Pickert apresentou sua instituição de origem – a Universidade de Newcastle – Reino Unido, e seu grupo de pesquisa, denominado Electrical Power Research Group, o maior grupo de pesquisa acadêmica do Reino Unido, do qual é líder. Destacou a relevância das pesquisas ali desenvolvidas, sua importância para o Reino Unido e sua posição de destaque e reconhecimento no cenário internacional.
Durante os 15 dias de sua visita, esteve em permanente contato com estudantes e docentes da EMC, dando-lhes a oportunidade de ampliar horizontes em termos de pesquisa de inovação nas diferentes áreas da Engenharia Elétrica, especialmente em temas relacionados a Sistemas Fotovoltaicos, Veículos Elétricos e Energias Renováveis. Suas palestras, de alto nível e elevado grau de relevância, foram capazes de motivar estudantes e professores para o desenvolvimento de pesquisas nas referidas áreas do conhecimento, abrindo-lhes oportunidade de colaboração com a Universidade de Newcastle.
Sua visita foi possível graças ao envolvimento do Newton Fund, Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP, The Royal Society, British Academy e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – FAPEG, responsável pela liberação dos recursos da chamada pública CONFAP – The UK Academies Fellowships, Research Mobility and Young Investigator Awards for UK Researchers in Brazil – 4th Round. Foi, portanto, dado um grande passo rumo à maior internacionalização da EMC e UFG, possibilitando sua maior inserção no cenário internacional.
Fonte: DRI
Categorias: notícias