Logo APEC

Presidência da APEC na Espanha é oriunda da UFG

Em 18/03/21 09:47. Atualizada em 18/03/21 10:14.

Professora do CEPAE e egressa de Direito da Regional Goiás presidem a Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha

Pela primeira vez em sua história a Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha (APEC) possui uma presidência compartilhada entre Catalunha e Brasil.

Essa possiblidade foi cogitada durante a realização do 25º. Seminário Acadêmico Internacional da APEC, realizado em novembro de 2020. O evento foi realizado por via remota e possibilitou participação de grande número de pesquisadores e estudantes de universidades brasileiras.

Em prol de ampliar a participação dos membros que já regressaram ao Brasil após os seus estudos, bem como estreitar as relações da APEC com a comunidade acadêmica brasileira, em especial, com a área de Relações Internacionais das Universidades Brasileiras foi discutida e aprovada em Assembleia Geral que membros da APEC residentes no Brasil passariam a compor a Junta Diretiva da Associação.

A egressa do Curso de Direito da UFG- Cidade de Goiás, Raquel de Paula Sant’Ana, e a professora Rita de Cássia de Oliveira Reis (CEPAE-UFG) foram eleitas presidente e vice presidente da Associação de Pesquisadores/as e Estudantes Brasileiros/as na Catalunha (APEC) para a gestão 2021-22.

A APEC, criada há 30 anos, com sede na cidade de Barcelona (Espanha), é uma associação de caráter civil e sem fins lucrativos, que congrega pesquisadores/as e estudantes brasileiros/as de toda a região da Catalunha.

A Associação tem como objetivo ser um fórum de debates e divulgação da produção científica e cultural, e servir como órgão de apoio para brasileiros/as, que estejam desenvolvendo trabalhos de cunho acadêmico, científico, cultural ou profissional, na Catalunha. Além de buscar facilitar a inserção social dos novos investigadores e estudantes brasileiros na região, a APEC também age no incentivo e na articulação da cooperação internacional entre as comunidades científicas e culturais brasileiras e catalanas.

Professora Rita de Cássia - CEPAE

A professora Rita de Cássia de Oliveira Reis (CEPAE/UFG), doutora em Antropologia Cultural pela Universidade de Barcelona (UB) e mestre em História pela UFG. Foi bolsista de programas de mobilidade internacional coordenados pela Secretária de Relações Internacionais/UFG (1999 e 2000), a partir dos quais estabeleceu contatos para a realização do Doutorado Pleno no Exterior, como bolsista da Capes. Foi durante o doutorado (2014-2018), que a professora Rita de Cássia conheceu e se tornou membro da APEC. Durante o tempo que lá esteve participou da Comissão da Memória e dos Seminários, bem como do Coral Villa Lobos, composto por integrantes da APEC e do Centro Cultural Brasil-Catalunha. Atualmente a professora é membro do subcomitê de Mobilidade da UFG, é coordenadora do Núcleo de Estudos Ibéricos e Iberoamericanos (NUCEIA), idealizado em parceria com a Secretária de Relações Internacionais/UFG, e do Núcleo de Estudos e Pesquisa de Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica (NICEB).

Presidente APEC

Raquel de Paula Sant’Ana era aluna do curso de Direito da UFG/Cidade de Goiás quando foi selecionada, em 2015, pelo Programa de Bolsas Santander, através da Secretária de Relações Internacionais/UFG, para cursar um semestre na Faculdade de Direito da Universidade de Barcelona (UB). Após os seis meses de bolsa, Raquel de Paula concorreu e foi selecionada para uma vaga de transferência, e concluiu a graduação em Direito pela UB, em 2018. Atualmente é mestre em Direito de Família pela UB, trabalha em um escritório de advocacia em Barcelona, na área de imigração, e se prepara para a seleção no Programa de Doutorado em Direito na UB. Raquel de Paula assume a presidência da APEC pela segunda vez (foi a presidente na Gestão 2018-2019).

Para mais informações sobre a APEC visite o site: https://apecbcn.org/

Categorias: Notícias em destaque Eventos