bandeira  Alemanha

Professoras da UFG assumem Presidência na nova Diretoria da AEBA-GO

Em 08/09/21 17:52. Atualizada em 08/09/21 17:52.

A posse ocorreu na reunião realizada em 8 de setembro de 2021.

Em reunião virtual realizada no dia 8.9.2021, às 14h, com a Secretaria de Relações Internacionais (SRI/UFG) e membros da Associação Brasileira de Ex-alunos na Alemanha e Países de Língua Alemã do Estado de Goiás (AEBA-GO), tomou posse em clima de otimismo, mesmo em tempos adversos, a nova Diretoria da AEBA-GO.

FOTO AEBA

A nova Presidenta da AEBA-GO, Profa. Dra. Lisbeth Oliveira (FIC/UFG), apresentou na oportunidade o plano de ação da Associação para os próximos anos, agradecendo o apoio dos membros da Entidade, principalmente a parceria direta de sua vice-presidenta, a Profa. Dra. Márcia Zebina (FAFIL/UFG) e os muitos colegas que ativamente vêm participando das atividades culturais e acadêmicas que a AEBA-GO promove.

Profa. Lisbeth Oliveira ressaltou a importância que a AEBA-GO, uma entidade sem fins lucrativos, nascida em 11 de setembro de 2003, adquiriu ao longo desses 18 anos.  A AEBA fortaleceu parcerias com o DAAD, por exemplo, e vem atingindo seu objetivo principal que é o de congregar ex-bolsistas, estagiários, e todas as demais pessoas que tenham realizado atividades de estudo, ensino e pesquisa na Alemanha e países de Língua Alemã.

Promover, incentivar e favorecer a integração entre seus associados, auxiliando na divulgação das diversas formas de cooperação com as agências e instituições alemãs e brasileiras de cunho científico, acadêmico, artístico, cultural e profissional são metas constantes da entidade, que conta com o apoio da SRI e da UFG, parceiras desde a fundação da Associação.

Plano de Ação da nova Gestão:

Fortalecimento da base de Associados:

Atualizar o cadastro dos associados bem como dos interessados em fazer parte da AEBA-GO, principalmente aqueles que estiveram a estudo na Alemanha, em estágios, intercâmbio de trabalho, etc. fortalecendo, dessa forma, a Associação e firmando os laços dessa rede mundial de cooperação de países com foco no financiamento do DAAD e outros organismos internacionais;

Conhecer a cultura e estudar no mundo de língua alemã:

Realizar, nos próximos meses, o evento “Estudar e pesquisar na Alemanha”, estreitando as relações com o DAAD e dando visibilidade às possibilidades de bolsas e programas oferecidos pelo DAAD no Brasil.

Redes de Pesquisa e colaboração Internacional:

Criar redes de pesquisa e colaboração internacional visando a publicações em coautoria e de maior impacto acadêmico.

Fortalecimento do processo de Internacionalização da UFG

Auxiliar no processo de internacionalização das IES brasileiras, fomentando o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e alemães para o desenvolvimento de pesquisas de temas estratégicos nas diversas áreas de conhecimento.

Fomento de programas de mobilidade em ambas as direções

Fomentar a mobilidade de discentes, docentes e pesquisadores vinculados à Graduação e a Programas de Pós-Graduação no Brasil, ampliando a cooperação entre IES de Goiás e da Alemanha e Países de Língua Alemã.

Encontros Temáticos

Fomentar encontros temáticos buscando o apoio do DAAD e de outros organismos internacionais

Mostra de Cinema

Retomar, com apoio do Goethe Institut, Embaixadas e outros organismos internacionais, as mostras de cinema, buscando dar visibilidade a produções de clássicos da Alemanha, Áustria, Suíça, etc. mas também daquelas produções contemporâneas que se destacaram nos grandes festivais internacionais, bem como obras de jovens e promissores realizadores oriundos desses países.

Publicações

Buscar parceria da REBRALINT (Rede Brasil-Alemanha Internacionalização do Ensino Superior), DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdient/Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e outros, na publicação de livros que tragam a memória desses 18 anos da AEBA-GO

Contatos:

Nosso email: AEBA.GO.2021@gmail.com