ACE Logo

UFG apresenta Plano ao ACE Laboratory

On 10/18/21 16:34 . Updated at 01/22/22 12:10 .

Plano Estratégico de Internacionalização da UFG é avaliado pelo ACE Laboratory

Foram realizadas nos dias 13 e 14 de outubro de 2021 quatro reuniões para a apresentação e discussão do Plano Estratégico de Internacionalização da UFG para o Conselho Americano de Educação (ACE, em inglês) composto pelos professores Robert McKenna Brown (Virginia Commonwealth University), Profa. Susan Carvalho (University of Alabama), Prof. Prof. Paulo Zagalo-Melo (Western Michigan University) e Paulo Speller (Representante do Brasil no OBREAL – Global Observatory).

Foto 3 ACE

O ACE Internationalization Laboratory é um projeto do American Council on Education que provê tutoria a universidades que queiram aprimorar seu processo de internacionalização. É a primeira vez que universidades brasileiras participam desse projeto. A UFG, juntamente com a UFPA e a UEM, participa do ACE Lab desde 2019 e o Plano Estratégico de Internacionalização é o resultado da participação da UFG no referido Laboratório.

Foto 1 ACE

A primeira reunião teve como público a gestão superior da UFG, bem como os membros do Comitê e dos Subcomitês de Internacionalização. A segunda reunião contou com a participação da PROGRAD e dos(as) Coordenadores(as) de Graduação. A terceira, a PRPG e os(as) Coordenadores(as) dos PPG. Na última reunião, que ocorreu no dia i14 de outubro de 2021, estiveram presentes os(as) Diretores(as), os(as) Coordenadores(as) Administrativos e os(as) Coordenadores(as) de Internacionalização de cada Unidade Acadêmica.

Foto 2 ACE

Durante as reuniões que foram dirigidas pelo Prof. Francisco Quaresma, Secretário de Relações Internacionais da UFG, foi apresentado o documento que sistematiza o processo de internacionalização da universidade.

O plano apresenta informações sobre a internacionalização da UFG, “são 88 acordos com 26 países em 4 continentes” - afirma o professor Francisco; além de propostas para a sistematização da política de Internacionalização da Universidade e o cronograma e propostas de ações de internacionalização para o período 2022 - 2025.

A Profª Sandramara, Vice-Reitora e Presidente do Comitê de Internacionalização, esteve presente na primeira e na quarta reunião e destacou o trabalho da UFG mesmo durante a pandemia: “A UFG não parou, continuamos trabalhando, realizando uma série de ações e atividades, tanto ensino, pesquisa quanto na extensão, e internacionalização também. Apesar de algumas atividades terem sido suspensas, trabalhamos intensamente para dar conta desse desafio”.

Foto 4 ACE

Entre as propostas para o avanço do processo de internacionalização foram apresentadas sugestões para a ampliação da participação da UFG em redes de associações internacionais, a divulgação de dados da internacionalização que podem ser consultadas no site https://analisa.ufg.br , a tradução automática das páginas das unidades acadêmicas e demais órgãos da universidade, ações para o desenvolvimento da proficiência de língua estrangeira entre a comunidade acadêmica e o desenvolvimento do portal em língua inglesa international.ufg.br.

Durant as reuniões, o Prof. Paulo Speller salientou a importância de Goiás na perspectiva da pesquisa internacional: “Há vários projetos, com impactos sociais, econômicos e socioeconômicos. Goiás nesse sentido tem um potencial tremendo para a pesquisa internacional”. Na oportunidade, a Profª Susan Carvalho elogiou o trabalho que vem sendo feito e destacou o estabelecimento do acordo entre a Sede do Instituto Confúcio da China e a UFG sobre o Estabelecimento do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa que aconteceu em 2019. O Prof. Paulo Zagallo recomendou que conste também no plano a verba a ser destinada para a implementação das ações apresentadas e parabenizou o empenho da universidade com a internacionalização.

O Reitor, Edward Madureira falou sobre os esforços da UFG em se fazer presente nessa conexão entre as as UFs e enfatizou: "Agora, cabe a nós pensar nas formas de viabilizar a implementação desse Plano".

Durante as reuniões que foram realizadas de forma online, foi prestada uma homenagem ao prof. Lucas Felício Costa, falecido no último 11 de outubro. Lucas assumiu papéis importantes no processo de internacionalização da FAV e atuou em projetos de extensão com suporte às populações fragilizadas nas questões de habitação e de moradia.

Source: SRI

Categories: Notícias