foto UIC

UFG realiza missão acadêmica nos Estados Unidos

在 22/05/22 16:20 上。 已在 22/05/22 17:33 更新。

Secretária de Relações Internacionais busca parcerias estratégicas com instituições norte-americanas

Em abril de 2022, a Secretária de Relações Internacionais, Professora Laís Forti Thomaz,  visitou Universidades americanas em busca de ampliar o número de parcerias da UFG com os Estados Unidos. Foram 10 dias em Washington, capital do país, e cinco dias em Chicago no estado de Illinois.

Em Washington, foram feitas visitas importantes a Centros de Pesquisa Latinoamericanos e Brasilianistas, como a Biblioteca Oliveira Lima e o  Latin American and Latino Studies (ILAIS), mas também com o Center for Latin American Studies (CLAS) da Georgetown University. Houve uma reunião com Robin Helms do American Council on Education, organização parceira da UFG para aprimoramento de sua internacionalização.

A professora também realizou parte de sua pesquisa de campo, financiada pela FAPDF, relacionada ao projeto "Tempos difíceis: A política comercial dos Estados Unidos para a América Latina (2009-2020)", no qual analisa os grupos de interesse e suas influências no processo decisório que culminou no Acordo USMCA entre Estados Unidos, Canadá e México, que substituiu o NAFTA.

Apoio do Consulado Geral do Brasil em Chicago

O Consulado do Brasil em Chicago, liderado pelo Cônsul Geral Embaixador Benoni Belli, por meio do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Consulado (SECTEC), ofereceu todo o apoio necessário para o mapeamento das Universidades e estabelecimento prévio dos contatos. O Cônsul-Geral Benoni Belli, a Cônsul-Adjunta Angélica Ambrosini e a Assistente Técnica do SECTEC, Juliana Gomes de Guimarães, receberam a Secretária, e reforçaram seu interesse em fortalecer a cooperação científica e educacional.

consulado chicago

Para a Secretária Laís as reuniões foram bastante produtivas e com muito potencial de parcerias no oferecimento de Collaborative Online International Learning (COIL), recebimento de pesquisadores da UFG para realizarem suas pesquisas de campo nos EUA e também de estruturarmos a oferta de um curso de Português para estrangeiros (no caso mais específico aos que falam inglês).

A Universidade DePaul, em particular, oferece treinamento para COIL e de uma metodologia para cursos lecionados em inglês que pode ser de muito interesse para os professores da UFG. A Universidade de Illinois em Chicago (UIC) já iniciou as tratativas para firmar um Memorando de Entendimento com a UFG.

Na Universidade de Loyola foi ressaltada a possibilidade de cooperação com a School of Environmental Sustainability (SES) e na Northwestern University com o Roberta Buffett Institute for Global Affairs, Center for Native American and Indigenous Research e com o Department of Spanish and Portuguese

Já a Universidade de Chicago tem muito interesse em receber pesquisadores e trabalhar a agenda do bicentenário de independência do Brasil com seus estudantes e professores.

Vale ressaltar que a UFG já possui um acordo com o Laboratório de Aceleração de Partículas Fermilab. A Secretária visitou este laboratório juntamente com o Cônsul Geral. Laís ressaltou que foi uma visita extremamente produtiva e demonstrou a força e potencial desta cooperação que vem sendo desenvolvida há anos pelo Prof. Ricardo Gomes (IF).

fermilab

"A UFG é uma instituição de várias colaborações em experimentos deste laboratório relacionadas principalmente à física de neutrinos, mas também raios cósmicos: experimentos MINOS, MINOS+, LArIAT, NOvA, e DUNE. Todo experimento de partículas é projetado para uma década e leva mais de uma década para os resultados do experimento",  ressaltou Prof. Ricardo (IF).

A UFG é a única instituição brasileira no mais importante experimento de neutrinos tomando dados atualmente, que é o experimento NOvA. Agora também estão trabalhando no que será o maior experimento de neutrinos chamado  DUNE. Para Ricardo, "a Física de Altas Energias Experimental no Brasil estava restrita ao eixo Rio-SP, e nós, em Goiás, desde 2009, mudamos um pouco esse cenário".

资源: SRI-UFG

类别: Notícias Noticias