treinamento GIZ

Professores da UFG realizam treinamento oferecido por Agência de Cooperação Alemã

Em 22/05/22 16:52. Atualizada em 24/05/22 09:38.

Capacitação visa a difusão de conhecimentos sobre Combustíveis Sustentáveis de Aviação

Na primeira semana de maio, os Professores Nelson Antoniosi (IQ), Christian Alonso (IQ) e a Secretária de Relações Internacionais da UFG, Professora Laís Thomaz estiveram presentes no curso  “Combustíveis Sustentáveis de Aviação no Brasil”, resultado de uma parceria do MCTI com a Agência Alemã de Cooperação Técnica (GIZ) e o Centro Aeroespacial Alemão (DLR). Esse curso é parte do Projeto ProQR Promovendo Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos.

 

nelson e christian        Lais ToT

Prof. Christian e Prof. Nelson e Profa Laís (Arquivo pessoal)

Esta iniciativa selecionou 20 professores de universidades brasileiras para terem acesso em primeira mão ao material didático no tema combustíveis aeronáuticos sustentáveis e multiplicar o conteúdo no Brasil. Na ocasião também foi lançada uma publicação que apresenta o recurso e reúne editoriais dos principais atores envolvidos nessa parceria. Confira aqui. Para ter acesso completo ao material didático, favor preencher o formulário, em português, aqui.

Parcerias ProQR-UFG

Foi feito recentemente também o lançamento realizado pelo MCTI, MME e GIZ  "Governança e Políticas Públicas de Incentivo à Produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF)". A Secretária de Relações Internacionais da UFG é autora deste estudo que constitui um marco analítico acerca da construção da política pública que introduzirá o combustível sustentável de aviação na matriz energética brasileira. O escopo deste primeiro trabalho compreende as políticas e governanças presentes nos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Noruega, México e União Europeia. O papel do Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation (CORSIA), criado no âmbito da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI, do inglês International Civil Aviation Organization − ICAO), também fez parte desta pesquisa.

Além disso, é também importante ressaltar que a UFG, em projeto coordenado pelo Prof. Christian, receberá investimentos de mais de R$3,7 milhões para desenvolver estudos sobre transformação de hidrogênio verde em combustíveis alternativos sem impactos climático. Leia mais aqui

 

 

Fonte: SRI

Categorias: Notícias Noticias