oportunidades

Aberta a candidatura de bolsa para professor pesquisador na França

Em 23/05/22 14:28. Atualizada em 23/05/22 14:29.

FIAS abriu a candidatura para professor pesquisador para o período de letivo de 2023/2024

O French Institutes for Advanced Study Fellowship Program (FIAS) abriu a candidatura para professor pesquisador para o período de letivo de 2023/2024.  A oferta é para bolsas de 10 meses nos seis Institutos de Aix-Marselha, Vale do Loire (Orléans-Tours), Lyon, Montpellier, Nantes e Paris. Acolhe candidaturas de acadêmicos internacionais de alto nível para desenvolver seus projetos de pesquisa inovadores na França. A chamada está aberta a todas as disciplinas das ciências sociais e humanas (SSH) e todos os campos de pesquisa. Também são elegíveis projetos de pesquisa em outras ciências e em artes que proponham uma forte interação e diálogo com a SSH. Algumas IAS anfitriãs têm prioridades científicas que precisam ser levadas em consideração antes de se candidatarem.

Para o ano letivo de 2023-2024, a FIAS oferece 37 bolsas de estudo: 4 em Aix-Marseille, 3 em Loire Valley (Orléans-Tours), 10 em Lyon, 3 em Montpellier, 4 em Nantes e 13 em Paris.

CONDIÇÕES

• Todos os IAS acordaram em normas comuns, incluindo o fornecimento de um subsídio de subsistência (2.700€ por mês), cobertura de segurança social, alojamento, um orçamento de investigação e formação, além de cobertura de despesas de viagem.

ELEGIBILIDADE

• A FIAS concede bolsas a pesquisadores de destaque em todos os níveis de carreira, de pesquisadores de pós-doutorado a pesquisadores seniores. O requisito mínimo é um doutorado + 2 anos de experiência em pesquisa no momento da inscrição. Exceções serão feitas para bolsistas com mestrado + 6 anos de experiência em pesquisa em tempo integral após a licenciatura (o treinamento de doutorado não será considerado no cálculo da experiência).
  • Pesquisadores de todos os países são elegíveis para o Programa de Bolsas FIAS, mas não devem ter passado mais de 12 meses na França durante os três anos anteriores ao prazo de inscrição.

INSCRIÇÃO

• As candidaturas são submetidas online através do site www.fias-fp.eu onde encontrará informação detalhada sobre o conteúdo da candidatura, critérios de elegibilidade e procedimento de seleção.

SELEÇÃO

• A seleção científica é altamente competitiva, baseada no mérito e conduzida por meio de uma revisão internacional independente por pares.

PRAZO DE INSCRIÇÃO E DATAS

• 2 de junho de 2022 às 18h CET (horário de Paris).
  • Julho - outubro de 2022: dupla revisão por pares.
  • Novembro de 2022: Shortlist do Comitê de Seleção da FIAS
  • Janeiro /fevereiro de 2023: Seleção pelos Conselhos Científicos da IAS
  • Março de 2023: Comunicação de resultados

Para mais informações gerais sobre o Programa de Bolsas FIAS, consulte o nosso site: www.fias-fp.eu