ACNUDH: Programa de bolsas para afrodescendentes
O programa de bolsas para afrodescendentes é um treinamento intensivo em direitos humanos para afrodescendentes, da diáspora, que estão engajados na promoção dos direitos dos afrodescendentes.
Realiza-se uma vez por ano no Gabinete do Alto Comissariado para os Direitos Humanos em Genebra.
O programa de bolsas oferece aos participantes a oportunidade de:
- Conheça e aprofunde sua compreensão da lei internacional de direitos humanos e do sistema de direitos humanos da ONU, a estrutura internacional para combater o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e a intolerância relacionada, e questões interseccionais com foco nos afrodescendentes;
- Fortalecer as habilidades no desenvolvimento de propostas de projetos, entrega de apresentações e envio de informações aos mecanismos de direitos humanos;
- Obter exposição em primeira mão aos mecanismos de direitos humanos;
- Reúna-se com uma ampla gama de atores.
O Programa de Bolsas foi iniciado pela Seção de Discriminação Anti-Racial em 2011 e foi ainda apoiado pela resolução da AG sobre o Programa de Atividades para a Implementação da Década Internacional dos Afrodescendentes ( A/RES/69/16 ). O Alto Comissário é o coordenador do IDPAD.
Objetivo do programa
O objetivo é fortalecer as habilidades dos participantes para contribuir com a proteção e promoção dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais dos afrodescendentes em seus respectivos países. Os participantes estão equipados com as ferramentas necessárias para melhorar o desenvolvimento de legislação, políticas e programas; fortalecer a colaboração da sociedade civil com os governos; e realizar atividades locais de conscientização.
Histórias de ex-companheiros
Leia depoimentos de ex-bolsistas em Voices of the Decade
Voices of the Decade apresenta 11 histórias de bolsistas afrodescendentes, fornecendo um instantâneo do importante e inspirador trabalho realizado para promover os direitos humanos dos afrodescendentes em todo o mundo. Voices of the Decade é um chamado e uma fonte de inspiração para que todos trabalhem juntos em prol do reconhecimento, justiça e desenvolvimento dos afrodescendentes.
Quem pode aplicar?
O candidato deve ser um indivíduo de ascendência africana que vive na diáspora.
- O candidato deve ter no mínimo 4 anos de experiência profissional relacionada aos direitos dos Afrodescendentes.
- O candidato deve apresentar uma carta de uma organização que trabalhe em questões relacionadas a Afrodescendentes ou direitos de minorias certificando seu status.
- Os candidatos devem estar disponíveis para assistir a toda a duração do programa. Espera-se que os bolsistas selecionados participem de diferentes atividades e sigam rigorosamente o programa.
Desde 2011, 130 bolsistas de 39 países participaram do programa de bolsas, incluindo Austrália, Barbados, Bélgica, Belize, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Chipre, Dinamarca, França, Alemanha, Guiana, Haiti, Honduras , Irlanda, Israel, Itália, Jamaica, México, Moldávia, Holanda, Antilhas Holandesas, Noruega, Panamá, Peru, Filipinas, Polônia, Rússia, Espanha, Suécia, Suíça, Trinidad e Tobago, Reino Unido, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela.
Quando?
Em 2022, a Bolsa será realizada de 21 de novembro a 9 de dezembro em Genebra, na Suíça, desde que a situação do COVID-19 permita viagens e treinamentos presenciais.
Além disso, espera-se que os bolsistas dediquem algumas horas a cursos pré-on-line e trabalhos preparatórios nas duas semanas anteriores.
Como aplicar?
JÁ ESTÁ ABERTA A CHAMADA DE INSCRIÇÃO PARA 2022.
As candidaturas podem ser submetidas em inglês, francês e espanhol .
Os candidatos devem enviar os seguintes documentos em um único e-mail para ohchr-africandescentfellowship@un.org :
- Um Curriculum Vitae
- Formulário de Inscrição preenchido, assinado e digitalizado ( English | Français | Español ) em um único documento.
- Uma Declaração Pessoal (máximo de 500 palavras) na qual o candidato explicará sua motivação para se inscrever e como usará o conhecimento adquirido com a bolsa para promover os interesses e direitos dos afrodescendentes.
- Uma carta oficial da organização ou comunidade nomeadora certificando o status
- Uma cópia do passaporte do requerente.
- Observe que submissões com mais de cinco anexos não serão aceitas.
Importante: Mencione no cabeçalho do assunto do seu e-mail: "Inscrição para o Programa de Bolsas 2022 para Afrodescendentes".
Nomeie o documento anexado da seguinte forma:
SOBRENOME Nome – Tipo de documento
Exemplo: SMITH Jacqueline – Formulário de inscrição.doc
SMITH Jacqueline – Declaração pessoal.doc SMITH
Jacqueline – Carta de certificação Status.pdf
SMITH Jacqueline – Passaporte.pdf
Prazo para inscrições: 15 de junho de 2022.
Processo de seleção
A seleção dos bolsistas refletirá o equilíbrio regional e de gênero. A situação dos direitos humanos dos afrodescendentes nos respectivos países também será levada em consideração.
Observe que, devido ao volume de mensagens, os aplicativos não serão reconhecidos. Apenas os candidatos pré-seleccionados serão notificados.
Direito do participante
Cada bolseiro tem direito a um bilhete de regresso (classe econômica) do país de residência para Genebra; seguro básico de saúde; e uma bolsa para cobrir alojamento modesto e outras despesas de subsistência durante a duração do Programa.
Informações para ex-bolsistas
- Parceria ACNUDH-Fellows
Os bolsistas formais são convidados a candidatar-se à parceria ACNUDH – Fellows, através da qual o ACNUDH presta apoio a eventos e iniciativas de ex-bolsistas. Informações adicionais sobre como se inscrever estão disponíveis aqui: OHCHR – Fellows partnership: Call for application
资源: https://www.ohchr.org/en/about-us/fellowship-programmes/fellowship-programme-people-african-descent
类别: oportunidades