missao alemanha

Especialistas brasileiros visitam a Alemanha para intercâmbio sobre a descarbonização da aviação

Em 27/06/22 11:42. Atualizada em 27/06/22 12:16.

Professores da UFG compõem equipe que se reuniu na Alemanha para viabilizar alternativas sustentáveis para os combustíveis fósseis

 

Copyright by GIZ

A neutralidade de carbono vem se consolidando, cada vez mais, como o futuro da aviação global. Contudo, para concretizar as inovações tecnológicas necessárias, é fundamental o nivelamento e o intercâmbio de práticas e saberes entre países. Com esse objetivo, partiu a Missão Técnica de Capacitação sobre Eletrocombustíveis Renováveis para a Aviação rumo à Alemanha. Entre os dias 19 e 24 de junho representantes brasileiros de órgãos governamentais, de universidades e da iniciativa privada, unidos pelo empenho em viabilizar alternativas sustentáveis para os combustíveis fósseis, terão a oportunidade de conhecer e interagir com atores brasileiros e alemães centrais nas temáticas aeroespacial e de combustíveis alternativos.

A Missão é uma ação promovida pelo projeto ProQR – Combustíveis Alternativos sem Impactos Climáticos com apoio da iniciativa H2Brasil. Os projetos são realizados pela Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH em parceria com os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Ministério de Minas e Energia (MME).

Entre os destaques do cronograma da visita está a participação na Exposição Internacional de Aviação (ILA) 2022, em Berlim. Além disso, o grupo visitará a primeira planta de SAF na Alemanha, da empresa Atmosfair, e entrará em diálogo com institutos de pesquisa de excelência. Também participará de um intercâmbio com o Ministério de Assuntos Econômicos e Proteção Climática e Proteção Climática (BMWK, em alemão), atual financiador do ProQR através da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI). A visita é um marco importante para a temática, promovendo espaços e conexões para troca de experiências ligadas à modelos de governança e políticas públicas, uma vez que o BMWK é responsável por promover a transição energética e a descarbonização da matriz energética na Alemanha.

A delegação é composta pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Universidade Federal de Goiás (UFG) [pelos professores Laís Thomaz (FCS/SRI) e Christian Alonso (IQ)], Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Serviço nacional de aprendizagem industrial – Instituto Senai de Inovação e Energias Renováveis (SENAI ISI – ER), Centro Aeroespacial Alemão (DRL), Concessionária de Aeroportos (Fraport) e a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).

O Diretor de Departamento de Tecnologias Estruturantes no MCTI, Eduardo Soriano Lousada, ressalta:

“Realizamos essa missão em um momento muito dinâmico no cenário político brasileiro. Na semana passada, por exemplo, lançamos um edital de subvenção econômica para empresas para financiar, entre outros, projetos de SAF em maior escala. Estamos com a expectativa de grandes projetos e aproveitamos a troca com as instituições de referência na Alemanha neste momento. Também temos o que compartilhar, trazendo nossa experiência na área de biocombustíveis e sua certificação, por exemplo.”

Exposição Internacional de Aviação (ILA) 2022

Na ILA, o projeto ProQR, em parceria com o Power-to-X Hub, irá apoiar o evento „Shaping Sustainable Aviation” no dia 24 de Junho. São previstas apresentações sobre o engajamento, oportunidades e pioneirismo brasileiro no tema dos SAFs e a participação do Diretor de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Fábio Vinhado, em um painel sobre o sistema de abastecimento book and claim, tema de extrema prominência nas discussões internacionais sobre como desenvolver um mercado internacional dos combustíveis aeroespaciais alternativos.  A presença da Missão na ILA possibilitará aos participantes entrarem em contato com o futuro da aviação, além de poder compartilhar a expertise brasileira com o mundo. Além disso, o ProQR estará presente no stand do PtX Hub na feira da Exposição (Aviation Hall 4, No.133. from 10 AM to 6 PM).

A exposição ILA 2022 terá duração de 22 a 26 de junho e acontece no Aeroporto Internacional de Berlim (BER), contando com mais de 1000 expositores, que irão exibir o que há de mais atual dentre as tecnologias aeroespaciais desenvolvidas no mundo. Para o público setorial, a ILA promove sessões de diálogo, das quais participam indústrias, agências espaciais, militares, políticos e cientistas da área. Já o público geral, pode conferir uma grande exibição estática de aeronaves, bem como shows aéreos, e também atividades online.

Visitas técnicas em planta piloto e instituições de pesquisa

Para além das atividades na ILA, também está na programação da Missão a visita à primeira fábrica comercial de SAF do mundo. Situada na cidade de Werlte, no norte da Alemanha, a planta é um empreendimento da Atmosfair, organização alemã sem fins lucrativos que atua internacionalmente em iniciativas para diminuir as emissões de carbono. A visita é uma excelente oportunidade para ver em funcionamento a tecnologia de ponta utilizada para produzir SAF a partir de energia renovável, CO2 e água.

Ocorrerá também uma visita às instalações da Fraunhofer IKTS, uma associação alemã especializada que é referência internacional na produção de materiais cerâmicos para aplicação industrial, incluindo processos de melhoramento de SAF. Também estarão presentes parceiros da Technische Universität Bergakademie Freiberg, uma das mais antigas instituições de ensino superior em atividade e que se consolidou como uma das líderes mundiais em estudos sobre energia.

Acompanhe a nossa página e redes sociais para saber das atualizações dessa missão.

Ruth Barbosa e Vitoria Souza contribuíram para este artigo.

Fonte: PtX Hub / GIZ

Categorias: Notícias

URL relacionada: https://ptx-hub.org/pt-br/especialistas-brasileiros-visitam-a-alemanha-para-intercambio-sobre-a-descarbonizacao-da-aviacao/