Synkar CEIA ifood

Programa de Inteligência artificial da UFG oferece oportunidades internacionais

Sur 30/06/22 14:10. Mise à jour 07/07/22 09:55.

O CEIA se destaca na área de tecnologia e informática, oferecendo aos alunos a chance de trabalharem em projetos desafiadores, em parcerias com grandes empresas como o IFOOD

O CEIA foi oficialmente fundado em 2019, e tem como objetivo realizar a extensão do aprendizado do aluno com empresas e órgãos públicos, que constantemente demandam projetos de inovação que utilizam inteligência artificial. A experiência proporcionada no Centro é um ponto de partida profissional e de carreira para que os alunos tenham a oportunidade de lidar com problemas e desafios reais. Nas palavras de Anderson Soares, co-fundador e atual coordenador científico do CEIA, o projeto com sede na UFG é indispensável para o amadurecimento profissional dos alunos.

INF
O CEIA fica situado no Instituto de Informática da UFG, no campus Samambaia.       Foto: João Vitor Carvalho

Até o momento, o programa possui contratos com 35 empresas e 5 órgãos públicos, que demandam constantemente o esforço da equipe que conta não apenas com discentes, mas também com professores e toda uma equipe técnica. Entre seus integrantes, estão predominantemente, mas não apenas, discentes do Instituto de Informática, em especial dos cursos de inteligência artificial, além de mestrandos e doutorandos de ciências da computação. Além disso, o CEIA também possui integrantes de outras áreas e até mesmo de outras universidades. Ao total, são aproximadamente 310 pessoas envolvidas diretamente dentro do Projeto.

Entre alguns de seus projetos mais notáveis, que foram realizados com o auxílio dos discentes, pode-se destacar os trabalhos realizados em parceria com a Synkar, que desenvolveu um veículo autônomo de pequeno porte, que utiliza inteligência artificial totalmente brasileira para seu funcionamento. O veículo foi inclusive utilizado pela Ifood como uma forma de automatização de seus serviços. Esse produto, produzido em parceria com o CEIA, é exportado para o Canadá, Irlanda do Norte e diversos outros países.

Atualmente, o CEIA está na reta final de negociações com três países externos que poderão possibilitar opções de intercâmbio para os discentes na Suíça, Suécia e Estados Unidos. Para Anderson Soares, o intercâmbio é um instrumento cultural extremamente proveitoso tanto para o discente quanto para a Universidade.

Catégories: Notícias Noticias