logo projeto marca

Conheça o projeto MARCA

在 01/07/22 16:03 上。 已在 04/07/22 16:01 更新。

O Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (MARCA) foi desenvolvido pelo Setor Educacional do MERCOSUL, como parte de estratégias para melhoria da qualidade acadêmica, por meio de sistemas de avaliação e acreditação, e a mobilidade de estudantes, docentes e pesquisadores entre instituições e países. O MARCA visa fortalecer os cursos de graduação acreditados, fomentar a integração e internacionalização da educação superior na região e cumprir com o objetivo central de integração regional.

Participam do programa cursos de graduação avaliados e aprovados pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul (ARCU-SUL) pertencentes a instituições dos quatro países membros (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e dos países associados Bolívia e Chile. A UFG possui quatro cursos acreditados e, portanto, quatro Programas MARCA: Agronomia, Odontologia e Veterinária. Estudantes destes cursos de graduação podem se candidatar a um intercâmbio de um semestre letivo em uma instituição de outro país.

Os Editais MARCA são publicados pela Secretaria de Relações Internacionais da UFG (SRI) em parceria com a coordenação MARCA de cada um dos cursos participantes. Atualmente, a SRI está com edital aberto para estudantes do curso de Veterinária (MARCA Veterinária) para a Universidad Nacional del Litoral, Argentina, no período de setembro a novembro 2022. Inscrições foram prorrogadas até o dia 5 de julho de 2022. Para mais informações sobre os requisitos e acesso ao formulário de inscrição acesse  o edital https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/92/o/1a_EditalRetificado_SRI16__2022_MARCA_VETERIN%C3%81RIA_em_30_06_2022.pdf

Além desse edital, a SRI também está com edital que será reaberto em breve para o curso de Odontologia, na Universidad del Valle - UNIVALLE, em La Paz, na capital da Bolívia. Maiores informações serão publicadas no site da SRI nos próximos dias, fique de olho.

O projeto no curso de Agronomia com Mobilidade na  Universidad Católica de Córdoba - UCC em Buenos Aires, recém terminou seu processo seletivo. Se interessou e quer saber mais sobre os requisitos para sua participação no próximo ano, você ainda pode consultar o Edital que foi publicado em https://sri.ufg.br/n/155672-edital-sri-n-13-2022-mobilidade-projeto-marca-agronomia

A SRI, conta com vários programas de mobilidade, para saber mais, fique de olho no nosso site: sri.ufg.br/

Escrito por Fabiane Rebelo

类别: Notícias Noticias