embaixada india

Professor Visitante da UFG é recebido por Embaixador indiano

Em 07/07/22 13:36. Atualizada em 07/07/22 13:36.

Visita é parte da agenda do Prof. Sameer Kulkarni do  Indian Institute of Technology Gandhinagar 

A UFG recebeu o Prof. Sameer Kulkarni do Indian Institute of Technology Gandhinagar por três semanas em julho. Como parte fundamental de sua agenda, foi realizada uma visita com apoio da Secretaria de Relações Internacionais à Embaixada da Índia em Brasília.

O professor indiano, a Secretária de Relações Internacionais Laís Forti Thomaz e o Prof. Marcos Severo foram recebidos pelo Embaixador Suresh K. Reddy o qual ficou bastante entusiasmado com a visita e ressaltou várias possibilidades de cooperação entre as Universidades brasileiras e indianas, especialmente na área de Agronomia. 

 

embaixada india

Créditos: SRI-UFG

 

O professor Sameer desenvolve pesquisas nas áreas de Engenharia e Ciências da Computação e está participando de muitos eventos dentro da UFG como o Seminário Internacional dos Programas de Pós-Graduação da FACE.

Em entrevista, o professor Sameer destacou a importância de realizar o intercâmbio para a formação acadêmica e cultural dos alunos, e que todos os ensinamentos que diferentes partes do mundos proporcionam são uma peça fundamental para que o estudante possa de fato melhorar suas habilidades e ganhar experiência na área em que pretende atuar.

Essa colaboração entre as duas universidades é de extrema importância para a UFG, pois possibilita a exploração de novos horizontes pelos discentes e também docentes da federal. Além disso, como dito pelo professor Sameer, esse convívio com diferentes culturas e a busca por soluções de problemas nacionais e internacionais é um grande diferencial é uma excelente oportunidade para todos aqueles envolvidos no projeto.

 

Entenda a parceria entre a UFG e o IITGN

 

A UFG e o IITGN firmaram um acordo internacional de cooperação, que possibilitará o intercâmbio discente e docente entre as universidades. O acordo, assinado oficialmente em 2021, com duração de 5 anos, possui a finalidade de apoiar atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esse projeto irá operar entre mobilidade discente para alunos de pós-graduação strictu sensu e docentes.  Os professores Krishna Prasad Miyapuram e Pramod K. Rastogi do IITGN e Marcos Severo da FACE (UFG) coordenam o projeto.

Para projetos futuros, o professor Marcos Severo, da FACE, afirmou que a proposta de um workshop focado em inteligência artificial em países emergentes foi aceita pelo IITGN.  Nos dias 1° e 2 de outubro, durante uma visita a Índia, os professores da UFG Marcos Severo e Celso Camilo estarão no Instituto de Tecnologia Indiano para falarem da atuação do Brasil nessa área.

Fonte: SRI

Categorias: Notícias