catedra

Acordos preveem cátedras em Portugal e na Espanha

Em 29/07/22 15:56. Atualizada em 29/07/22 15:56.

CAPES tem por objetivo ampliar a produção científica conjunta do Brasil com outros países

Nos últimos dias, a CAPES firmou compromissos com três instituições ibéricas para criar programas de cátedra sobre o Brasil. Com a Universidade de Lisboa (ULisboa), de Portugal, o acordo já trouxe um plano de trabalho estruturado para concretizar as ações. Já com a também portuguesa Universidade de Coimbra (UC) e a espanhola Universidade de Salamanca (Usal), foram assinadas cartas de intenções.

Os objetivos são promover a cooperação entre os países pelo intercâmbio de pesquisadores e estudantes e ampliar a produção científica conjunta entre Brasil e Portugal e entre Brasil e Espanha. Sempre com a alta formação de recursos humanos, missão da CAPES, presente nas iniciativas.

Os acordos e as cartas de intenções preveem reciprocidade. Em Portugal e na Espanha, os programas de cátedra são acompanhados por bolsas de pós-doutorado e de doutorado-sanduíche. No Brasil, haverá professores visitantes daqueles países, que também receberão bolsa.

Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, representou a Fundação em todas as assinaturas. Pela ULisboa, firmou o acordo o reitor Luís Manuel dos Anjos Ferreira. O também reitor Amílcar Falcão foi o responsável pela UC. Já pela Usal, coube a Nicolás Rodríguez García, vice-reitor de Pós-Graduação da instituição espanhola.

Representatividade em Lisboa

Na capital portuguesa, o reitor realizou, a pedido da presidente da CAPES, um levantamento dos dados de estudantes brasileiros na ULisboa. São quase 5 mil no momento, o maior número em todas as nacionalidades, quase 10% do total entre graduação e pós-graduação.

Após a assinatura do acordo, a vice-reitoria acompanhou Cláudia de Toledo em reunião com Raimundo Carreiro, embaixador do Brasil em Portugal. No encontro, foi apresentado o pedido para se avaliar a possibilidade de moradia para pesquisadores brasileiros em Lisboa.

Matéria retirada de https: www.gov.br

Categorias: Oportunidade oportunidades