maskara

Saiba mais sobre a parceria entre a Universidade de Gdańsk e a UFG

On 08/16/22 13:42 . Updated at 08/16/22 13:42 .

Discentes e docentes do grupo Máskara visitam Gdańsk para as suas performances

A parceria entre as duas universidades já é de longa data, com as atividades em conjunto tendo oficialmente começado em 2010. Robson Corrêa de Camargo, professor aposentado da UFG, conta que a história entre as duas instituições percorreu um longo caminho até ser o grande referencial que é hoje.

Como tudo começou

Em 2002, assim que assumiu a docência na UFG, o professor Robson fundou o grupo Máskara, de Pesquisa Transdisciplinar em Teatro, Dança e Performance, que tem como uma de suas principais funções o estudo, montagem e adaptação dos textos do escritor e dramaturgo irlandês Samuel Beckett, ganhador do Nobel de Literatura em 1969. Com essas atividades, o projeto do professor Robson Camargo passou a atrair estudantes e professores e a ganhar notoriedade entre os estudiosos de Beckett no Brasil e em todo o mundo.
  Já em 2006, quando se programavam as comemorações mundiais do centenário de nascimento do dramaturgo, o professor Stanley Gontarski, docente na Florida State University e diretor do Journal of Beckett Studies, principal publicação sobre o assunto, foi convidado para o evento brasileiro que marcava esse centenário. Este evento iniciou as homenagens a Samuel Beckett no mundo, quando conheceu a equipe do Máskara e posteriormente convidou o professor Robson para o evento comemorativo, agora na Universidade da Flórida. Foi durante esse evento, que reuniu pesquisadores de todo o mundo, na Florida State University, que o professor Robson conheceu a equipe da Universidade de Gdansk, e, após discutirem acerca de seus projetos, surgiu a ideia de uma estreita colaboração.

Between.Pomiędzy.Entre

O projeto Fundação Between.Pomiędzy (Fundacja Between.Pomiędzy), ligado à Universidade de Gdansk, desenvolve trabalhos em literatura e nas artes cênicas, tendo se destacado no estudo das obras de Samuel Beckett. As palavras “between” e “pomiędzy” possuem o mesmo significado, e em tradução literal, querem dizer “entre”. Assim, quando o professor Robson e o grupo Máskara ingressaram no projeto, o termo em português também foi adicionado: Between.Pomiędzy.Entre. Nesse projeto, docentes e discentes da UFG foram, a partir de 2010, para a Universidade de Gdańsk organizar apresentações, oficinas e releituras, além de realizar a leitura de trabalhos acadêmicos a partir da sua experiência em Goiânia, com o foco em Beckett.
  Na visão do professor Robson Camargo, a presença brasileira e da UFG no Between.Pomiędzy.Entre foi bastante marcante, levando a uma compreensão bastante distinta sobre a obra de Beckett, inovando a forma com a qual era vista a obra do autor irlandês, ao trazer uma visão mais colorida e tropical na realização de seus trabalhos. Entre as várias atividades conjuntas houve uma montagem com atores poloneses e brasileiros, apresentada durante o Festival em 2018 na cidade de Gdynia. Este último seminário presencial chamado: A face de Beckett, Beckett’s Face, em 2018, foi organizado em conjunto com a Universidade Federal de Goiás e a Universidade de Gdansk. Contou ainda com parceria a Embaixada da Irlanda na Polônia, Instituto Grotowski de Wroclaw, entre outros. Recentemente a UFG recebeu, como parte das atividades de intercâmbio, dois professores da Universidade de Gdansk: Tomasz Wiśniewski e Martin Blaszk.

Para o futuro

A atividade de intercâmbio esteve suspensa nos eventos poloneses nos últimos dois anos por causa da pandemia e da recente guerra nas fronteiras polonesas. Entretanto, a equipe do grupo Máskara está se preparando para voltar a marcar presença ativa em Gdańsk no próximo ano. Para os discentes da EMAC/UFG e da FCS/UFG que se interessarem nessa possibilidade de intercâmbio, o professor Robson Camargo garante que o Máskara está de portas abertas para quem desejar ingressar no projeto e desenvolver algumas de suas múltiplas atividades.

Um pouco das atividades do grupo Máskara poderão ser observadas no blogspot
ou entre em contato por email:
maskaranucleodepesquisa@gmail.com
Telefone: