
Comitiva representa a UFG nas comemorações dos 50 Anos do DAAD no Brasil
Seminário marca início das comemorações do DAAD no Brasil
Texto e Fotos: Lisbeth Oliveira
O Seminário “Um olhar transdisciplinar sobre a sustentabilidade: do meio ambiente à educação” realizado no último dia 11.8.2022 na UnB, marcou o início das comemorações do aniversário de 50 anos do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) no Brasil. Integrando a comitiva da UFG participaram do Seminário, a Profa. Dra. Lisbeth Oliveira, Presidente da Associação de Ex-Bolsistas da Alemanha e Áustria (AEBA/GO), o Prof. Dr. José Clecildo Barreto Bezerra (IPTSP) e o estudante de Jornalismo Rafael David Noleto.

A primeira parte do Seminário (9 às 12h), no Auditório da Reitoria da UnB, tratou do tema “Os Desafios da Sustentabilidade no uso da terra no Brasil” e trouxe valiosas contribuições ao debate, com palestras da Profa. Dra. Mercedes Bustamante, do Departamento de Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas da UnB; do Prof. Dr. Benno Pokorny, professor de Desenvolvimento Rural na Faculdade de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Universidade de Freiburg (Alemanha) e Diretor da Área Temática de Bioeconomia da Agência Alemã de Cooperação Internacional, a GIZ Brasil; e do Dr. Kai Sicks, secretário-geral do DAAD.

A programação da tarde começou às 13h logo ali debaixo das árvores em frente ao Memorial Darcy Ribeiro, quando informalmente o público acadêmico interessado, pôde esclarecer dúvidas sobre os vários programas de fomento, bolsas de estudo e ao mesmo tempo
compartilhar suas experiências vividas na Alemanha.
No período da tarde (14:30 às 18h) o Seminário prosseguiu com o tema “A Sustentabilidade das políticas linguísticas no Ensino Superior”, na palestra do Prof. Dr. Jochen Hellmann (Diretor do DAAD Brasil), que a partir do exemplo recente do leitorado de lingua alemã do DAAD na UnB, aproximou o público da discussão hoje fundamental de práticas de uma internacionalização sustentável. A mesa-redonda “Políticas linguísticas sustentáveis no ensino superior: multilinguismo, tolerância e inclusão” com Prof. Dr. Virgilio Almeida e Profa. Dra. Alessandra Harden da UnB, trouxe à tona a temática do multilinguismo na ciência e nas Universidades, as implicações do uso do inglês como língua veicular no mundo científico, entre outros temas relevantes.
Na sequência, a roda de conversa sob o tema “Desafios e conquistas nos encontros multiculturais do intercâmbio acadêmico”, trouxe a experiência de intercambistas e outros pesquisadores, que ao longo desses 50 anos de atividades do DAAD construíram inúmeras pontes entre Brasil e Alemanha nas diversas áreas do conhecimento e contribuiram para que a agência de fomento consolidasse hoje a cooperação acadêmica, que funciona atualmente como uma via de mão dupla, ou seja, com bolsas que também viabilizam os estudos e a pesquisa de alemães no Brasil.