lapig 2

Professor estadunidense visita LAPIG

Em 08/09/22 14:34. Atualizada em 08/09/22 15:10.

Dr. Robert Gilmore Pontius, da Clark University, coopera na área de estatística ambiental com a UFG

O mês de agosto foi bastante marcante para a comunidade acadêmica da UFG pela visita do professor Dr. Robert Gilmore Pontius e diversos outros doutores e mestres de Universidades parceiras, como UFTPR e UEG, bem como de outras Faculdades e Institutos da UFG. Robert Pontius, parceiro e pesquisador na rede MapBiomas, está visitando diversas universidades que também são parceiras no projeto. Toda essa visita e a recepção dos doutores e pesquisadores foi mediada pelo LAPIG, vinculado à UFG e ao IESA

A programação teve início no dia 15 de agosto, com a visita dos pesquisadores ao Parque Estadual da Serra Dourada, cidade de Goiás, onde o Dr. Pontius conheceu a vegetação, solo e fitofisionomias do Cerrado. Já os dias 17 e 18 foram marcados por encontros internos com membros do Lapig, IESA e o Dr. Pontius. No dia 18 houve ainda uma apresentação sobre o enorme potencial do satélite IceSat2, e no dia 19, encerrando suas atividades na UFG, o Dr. Robert Pontius realizou sua palestra com o tema “land use science for a fast-changing world”, além de apresentações públicas sobre trabalhos realizados no laboratório

A presença de Robert Pontius na UFG reforça a importância do trabalho do Lapig e seu impacto positivo na rede MapBiomas, de modo a evidenciar a importância internacional do trabalho realizado pelos discentes e docentes da Federal.

Lapig e MapBiomas

O Lapig, Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento, foi criado pelo professor doutor Laerte Guimarães Ferreira Júnior em 1994. O programa realiza pesquisas e trabalhos de sensoriamento remoto, seja com o uso de VANT’s (veículos aéreos não tripulados) ou com imagens obtidas via satélites. Essas pesquisas buscam colher dados geográficos com elevados níveis de precisão, seja para o levantamento de dados sobre o terreno, sobre pastagens, prevenção e controle de incêndios e diversas outras utilidades.

O criador do Lapig e atual coordenador do Núcleo de Pastagens, Laerte Ferreira, reforça a importância do Laboratório não apenas para a comunidade acadêmica, como também para o Brasil e o mundo. A citar o Núcleo de pastagens, o qual coordena, exemplifica a relevância e utilidade do sensoriamento e coleta de dados ao apontar que as pastagens são a principal forma do uso da terra no Brasil, sendo que 80% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil são relacionadas ao setor agropecuário como um todo. A importância das pastagens para a alimentação e manutenção da sociedade são incalculáveis, e com o uso inteligente do solo, pautado em dados e estatísticas produzidos pelo Lapig, é possível encontrar soluções e alternativas para problemas não só do Brasil, como também do mundo.

Nesse contexto, em março de 2015 surgiu a iniciativa MapBiomas. Em um seminário realizado em São Paulo, foi levantada a questão: “é possível produzir mapas anuais de uso e cobertura da terra para todo o Brasil de forma significativamente mais barata, rápida e atualizada, comparativamente aos métodos e práticas atuais, e que possibilitem recuperar o histórico das últimas décadas?” A partir daí, e com o apoio de diversas Universidades e instituições de pesquisa, foram lançados anualmente mapeamentos anuais da cobertura e uso do solo e monitoramos a superfície de água e as cicatrizes de fogo.

No MapBiomas, o Lapig é o responsável pelo mapeamento das pastagens brasileiras que podem ser acessadas pelo portal do MapBiomas ou pelo Atlas das Pastagens.

A visita do Dr. Pontius à UFG marca justamente o lançamento do sétimo desses volumes de mapeamento. Para Laerte, o fato de o Lapig integrar a rede MapBiomas é de extrema importância, pois dá a oportunidade aos discentes e docentes da UFG  de contribuírem com estudos e soluções para problemas nacionais e também internacionais, pois sendo um país de dimensões continentais, nas palavras do professor, “os problemas do Brasil são os problemas do mundo”. A internacionalização da universidade é mais do que uma mera optativa, se trata de uma necessidade urgente, segundo o professor.

Categorias: Notícias Noticias