XIII Seminário CSVM

Seminário da Cátedra Sérgio Vieira de Mello discute a discriminação sobre refugiados no Brasil

Em 27/09/22 15:56. Atualizada em 08/12/22 15:17.

Evento acadêmico organizado pela Universidade Federal de Goiás será realizado entre os dias 28 e 30 de setembro, com transmissão simultânea em três idiomas e contanto com a participação de representantes do ACNUR, acadêmicos, sociedade civil e autoridades públicas.

São Paulo, 26 de setembro de 2022 (ACNUR) – O XIII Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) do ACNUR discute, a partir desta 4ª feira, o tema do racismo e da xenofobia no contexto do deslocamento forçado. Organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o seminário contará com pesquisadores brasileiros e refugiados entre os dias 28 e 30 de setembro, contando com o apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). O site oficial do evento com a programação completa é o https://csvm.ufg.br

O seminário acadêmico será transmitido virtualmente (www.youtube.com/watch?v=AaJWkkfs4sg) e terá tradução em português, inglês e espanhol. A abertura oficial, a ser realizada no dia 28/09, às 18h00, contará com representantes da Reitoria da UFG, da CSVM-UFG, do ACNUR e autoridades públicas. Na sequência da mesa de abertura, serão apresentados os dados do Relatório Anual da CSVM 2022, contemplando os avanços acadêmicos (nos campos do ensino e pesquisa) e dos serviços de extensão de 35 universidades conveniadas à Cátedra que contemplam de forma transversal diversos serviços e conteúdos acadêmicos para e sobre as pessoas que foram forçadas a deixar seus lares em busca de proteção.

Durante as tardes e noites dos dias 29 e 30 de setembro, temas como fronteiras e identidades, raça, classe e resistências, assim como os 25 anos da Lei Nacional sobre a Proteção de Refugiados serão discutidos em mesas redondas com professores da CSVM, profissionais do ACNUR e professores pesquisadores de universidades internacionais. Compondo a programação destes mesmos dias, cinco grupos de trabalho sobre políticas de ingresso e permanência na academia, acesso a direitos e acolhimento, arte e gênero, assim como a educação serão discutidos por diferentes pesquisadores inscritos.

“O 13º Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello propõe uma ampla e valiosa discussão sobre um dos temas que mais afetam o processo de integração local das pessoas refugiadas nos locais de acolhida: a discriminação e o preconceito. Estes fatores são limitadores de todo o potencial que as pessoas refugiadas têm a contribuir para o desenvolvimento das comunidades que passam a fazer parte”, afirma o Representante Interino do ACNUR, Oscar Pineiro.

Sobre a Cátedra Sérgio Vieira de Mello do ACNUR

A relação institucional entre o ACNUR com as Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil iniciou-se em 2003, por meio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM). Trata-se de um acordo de cooperação em que o ACNUR estabelece um Termo de Referência com as universidades, estabelecendo responsabilidades e critérios para adesão à iniciativa dentro das três linhas de ação: ensino, pesquisa e extensão.

Atualmente, 35 universidades públicas e privadas localizadas em 13 Unidades da Federação e no Distrito Federal integram a CSVM. Além de difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao Direito Internacional dos Refugiados, a Cátedra também visa promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes na temática. O trabalho direto com os refugiados em projetos de extensão também é definido como uma grande prioridade, assim como processo de ingresso e reingresso nas universidades por meio de editais específicos.

Mais informações estão detalhadas na página da CSMV do ACNUR: www.acnur.org.br/catedra-sergio-vieira-de-mello

Agenda:

XIII Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello do ACNUR (CSVM)

Local: Universidade Federal de Goiás (UFG) l Centro de Aulas D – 1199, 1ª Avenida, 815 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO

Data e horário: entre os dias 28 e 30 de setembro, com abertura às 18h00 do dia 28

Link de transmissão do evento em português: www.youtube.com/watch?v=AaJWkkfs4sg

Mais informações sobre o seminário: https://csvm.ufg.br/n/seminario

Assessoria de imprensa: Thiago Franco thiagofranco@ufg.br

Fonte: https://www.acnur.org/portugues/2022/09/26/seminario-da-catedra-sergio-vieira-de-mello-discute-a-discriminacao-sobre-refugiados-no-brasil/