reunião recepção do Embaixador da Áustria

UFG recebe Embaixador da Áustria

In 23/11/22 16:29 . Aggiornato alle 08/12/22 20:26 .

A reunião teve foco nas possibilidades de parcerias entre a UFG e a Áustria

A Universidade Federal de Goiás abriu no dia 18 de Novembro,  as portas para a visita de cortesia  do embaixador da Áustria  no Brasil, Stefan Scholz acompanhado pela Ministra Conselheira da Embaixada da Áustria Judith Schildberger. Eles foram recebidos pela Reitoria da UFG, representada pela Pró-reitora de Pesquisa e Inovação, professora Helena Carasek, a Secretária de Relações Internacionais, professora Laiz Tomás, e a Secretária adjunta de Relações Internacionais e diretora de Programas Estratégicos Rejane Faria Ribeiro-Rotta.

A reunião teve início com a fala da pró-reitora que  apresentou  a UFG e  ressaltou  a posição de destaque da instituição no ranking internacional. Além de ressaltar a importância cultural da Universidade, Helena Carasek reforçou  a capacidade da instituição de ser aberta para  qualquer cooperação capaz de proporcionar benefícios recíprocos. O assunto principal da audiência foi a possibilidade  para os dois países de estabelecer parcerias de intercâmbio com bolsas para alunos  e as diversas áreas em quais poderiam ser estabelecidas.  O encontro também contou com a presença da Pró-reitora Adjunta de Graduação  Heliny Carneiro Cunha Neves que destacou o número importante de pesquisas associadas ao ensino, principalmente na área de tecnologia, saúde e outras, incluídas nas parcerias de internacionalização com diversos países.

O Professor Wilson  José Flores Junior, Pró-Reitor Adjunto e Diretor Geral de Pós-Graduação Stricto sensu  também participou da recepção, e reiterou os interesses dos gestores da UFG em estabelecer parcerias com a Áustria, ressaltando as oportunidades de projetos e programas tanto  em graduação quanto em pós-graduação que poderiam reforçar os vínculos  entre os dois países.

reunião recepção do Embaixador da Áustria

A Secretária Adjunta de Relações Internacionais e Diretora de Programas Estratégicos, mencionou  a estrutura de apoio que a UFG possui para inovações e abordou notadamente a ala da saúde em que a UFG dispõe de grupos de pesquisadores qualificados que, em parceria com o Ministério da Saúde, já realizaram diversas pesquisas com o objetivo de melhorar  a qualidade na assistência  em  saúde. A professora destacou a disponibilidade da UFG  de receber estudantes austríacos nos laboratórios e clínicas do Hospital das Clínicas da UFG, onde poderão ser treinados numa eventual parceria nessa área.

O embaixador da Áustria destacou a reputação da UFG como instituição formadora eficiente  em Enfermagem e identificou  a área da saúde como uma forte probabilidade de parceria que será benéfica para a Áustria  que está em penúria de enfermeiras. Outros acordos possíveis discutidos referem-se  à pesquisas básicas via Ministério de Ciência, Tecnologia e inovações.

No final da tarde, uma atividade cultural encerrou as atividades da visita. O evento intitulado, “The International Express to Brazil 2022’’, foi realizado no final da tarde do dia 18, na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.  O evento destacou a música do Brasil, Áustria, Barbados e República da Coreia.

Categorie: Notícias Noticias

File correlati Taglia Firma digitale del file
reunião recepção do Embaixador da Áustria 4335 Kb a13826c67f235caab89bd07411542c06