
Coordenadoria de Assuntos Internacionais - CAI
A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) da Universidade Federal de Goiás é um órgão ligado diretamente ao gabinete da Reitora, responsável por sistematizar e desenvolver a política de relações internacionais da instituição através da cooperação e do intercâmbio científico, tecnológico, cultural e acadêmico entre a UFG e instituições ou organismos internacionais.
Em 1987 foi implantado o Núcleo de Relações Internacionais com o objetivo de abrir portas do exterior para a UFG. Posteriormente, através da Portaria nº 00373, foi criada a Assessoria de Assuntos Internacionais, como órgão responsável pelo desenvolvimento e ampliação da cooperação internacional da Instituição com congêneres de outros países.
A Professora Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira foi a primeira Assessora. Depois professor Orlando Afonso Valle do Amaral. De 1990-1997 professora Raquel retornou á Assessoria, agora Coordenadoria de Assuntos Internacionais.
A política de ações internacionais visa promover o crescimento qualitativo do ensino, propiciar a busca e incorporação de novas tecnologias através da pesquisa, além de possibilitar condições à comunidade universitária de conviver e conhecer a diversidade cultural que propicia ao profissional uma formação cosmopolita consonante com o momento atual de evolução global.
São suas principais finalidades:
- Captar recursos para aplicação na promoção de projetos e programas;
- Promover intercâmbio técnico científico ,administrativo,artístico e cultural com instituições nacionais e internacionais;
- Possibilitar condições à comunidade universitária de conviver e conhecer a diversidade cultural propiciando uma formação cosmopolita;
- Oportunizar o acesso a informação internacional;
- Fortalecer vínculos com países de língua Potuguesa.
A Coordenadoria tem por principio apoiar e incentivar ações e interações internacionais que visem a melhoria da qualidade do ensino, que incentivem o avanço da pesquisa garantindo geração de conhecimento, promovendo a interação das sociedades, numa ótica em que seja respeitada a diversidade cultural existente, e valorizando o ser humano a partir do reconhecimento de sua identidade cultural própria, com o objetivo de formar o profissional tecnicamente competente e, sobretudo consciente de seu papel de cidadão.
A Cooperação internacional retrata o caráter acadêmico da universidade, qual seja o trabalho integrado globalmente. Assim delinea-se a necessidade e busca de projeto educacional com dimensões internacionais, e alto alcance produtivo, rico em alternativas, capaz de defender a pluralidade do direito à cidadania e os valores democráticos universais. Soma-se a isto a necessidade de formação de profissional com postura cosmopolita e cultural geral sólida.
A concretização destas relações com o conjunto da sociedade pressupõe o intercâmbio/parcerias com órgãos nos diversos níveis de governo, empresas, associações, organizações sociais, instituições de pesquisa e de ensino, fundações nacionais e internacionais, com vistas à viabilização de projetos e serviços nas diversas áreas do conhecimento.
Meta1 : Promoção e integração da UFG no cenário nacional.
Meta2: Promoção de mobilidade acadêmica ampla.
Meta3: Consolidação do papel da Universidade como agente cultural internacionalizado.
Meta 4 : Estabelecimento de intercâmbio com países de língua Portuguesa.
Quelle: CAI