Informativo DAAD
Novas bolsas de especialização a postdocs
Saíram os editais 2006 dos programas Alban, Leibniz-DAAD e Helmholtz-DAAD com bolsas de pós-graduação e pós-doutorado. O primeiro, da União Européia para a América Latina, oferece oportunidades para cursos de especialização, mestrado (master) e doutorado em um dos 25 países da UE. Na última seleção, o Alban distribuiu bolsas a 54 latino-americanos para estudar e pesquisar na Alemanha. As áreas de estudo mais beneficiadas pelo programa foram ciências sociais, engenharia e tecnologia e ciências empresariais, mas há fomento para todos os campos do conhecimento. Candidaturas até 22 de dezembro.
Já os programas das sociedades Leibniz e Helmholtz, em parceria com o DAAD, visam doutorados (sanduíche ou integral) e postdocs. Existem oportunidades em áreas específicas, como saúde, tecnologia, energia, geofísica, física, materiais e meio ambiente. As inscrições terminam em primeiro de dezembro.
Oportunidade para jovens cineastas na Berlinale
O Festival Internacional de Cinema de Berlim, a Berlinale, não é só uma mostra competitiva de produções cinematográficas. É também uma oportunidade para estudantes e jovens profissionais de cinema aprenderem com os melhores do ramo. Tal como fez a Anna Azevedo, premiada na Berlinale 2006. Em 2005, Anna participou do Talent Campus, no qual preparou um projeto e candidatou-se ao Berlin Today Award 2006. Todos os anos, dez projetos do Talent Campus são pré-selecionados. Em julho, os pré-candidatos aperfeiçoam os roteiros em um workshop, sendo três indicados ao prêmio, recebendo patrocínio para a produção. Graças a Anna, o Brasil esteve pela primeira vez na final do Berlin Today Award, levando-o ainda para casa
A quinta edição do Berlinale Talent Campus oferece reembolso parcial das despesas de viagem para participantes jovens não-alemães e não-residentes na Alemanha. Basta candidatar-se até 1 de novembro, preenchendo o formulário online e encaminhando uma amostra de seu trabalho em cinema. Confira osdetalhes no site.
http://www.berlinale-talentcampus.de
Alemanha convida seus estudantes: “go out!”
O Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) e o DAAD lançaram, em 19 de setembro, em Berlim, uma campanha que abre novas oportunidades também para as instituições de ensino superior brasileiras. A iniciativa “go out! studieren weltweit” visa motivar estudantes de IES alemãs a fazer parte de seus estudos no exterior, especialmente na Ásia, América Latina e África. Estes continentes atraem hoje apenas 5 mil estudantes alemães a cada ano, enquanto a América do Norte, França e Reino Unido recebem 65 mil. O presidente do DAAD, Theodor Berchem, calcula que um quarto dos graduandos de IES alemãs passa um ou dois semestres no exterior, fazendo curso de idiomas, estágio, pesquisa ou freqüentando disciplinas. A meta é elevar esta cota para 50%.
A campanha objetiva também a adaptação das IES alemãs para a mobilidade, através da previsão curricular de intercâmbios e do reconhecimento dos créditos cursados no exterior, entre outras medidas. A ministra Annette Schavan pretende firmar acordos bi e até mesmo trinacionais regulamentando este reconhecimento. Schavan igualmente deseja aperfeiçoar os sistemas de auxílio financeiro aos estudantes alemães para intercâmbios internacionais. Segundo ela, metade dos hoje beneficiados pelo Auslandsbafög (crédito educativo para estudo no exterior) não teria feito o intercâmbio sem este auxílio sem juros.
DAAD engaja bolsistas no Diálogo Brasil-Alemanha
Foi realizado em Bonn, nos dias 8 e 9 de setembro, o III Fórum do Diálogo Brasil-Alemanha das Sociedades Civis, sob a coordenação do presidente do DAAD, Theodor Berchem, e do professor Abílio Baeta Neves, da UFRGS. O encontro teve este ano a água como tema central. Entre outras questões, discutiu-se a transposição do Rio São Francisco (inclusive com a participação do ministro da Integração Regional, Pedro Brito do Nascimento) e a legislação brasileira para gestão dos recursos hídricos.
Além de cientistas, peritos e representantes de governos e organizações não-governamentais, estiveram presentes bolsistas e ex-bolsistas do DAAD. “Nosso papel é reunir, de forma neutra, muitos atores das sociedades civis. Interessa-nos integrar a nova geração, colocando ex e atuais bolsistas em contato”, diz Anette Pieper de Ávila, chefe do Grupo África/América Latina do DAAD. “Antes do Diálogo, os atores ficavam isolados em suas próprias áreas. Agora há um intercâmbio, o que nós do DAAD apoiamos”, completa Gabriele Althoff, diretora do DAAD no Brasil.
Maiores informações:
Fuente: DAAD - Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico