Exposição de Esculturas em Cerâmica.
Esculturas em Cerâmica
“Agonads:população brasileira”
Exposição de Jamie Rahe
Museu de Arte de Goiânia
08 de maio de 2007 as 20:00 horas
Realização: Faculdade de Artes Visuais da UFG
Apoio: CAI-UFG, Escola de Artes Veiga Valle, Museu de Arte de Goiânia-MAG. |
Depoimento da Artista
Jamie Rahe
5/8/2007
“Agonads: uma população brasileira”
Agonads” são meus pensamentos, emoções e realidade pessoal representados em esculturas de cerâmica.
Ao longo do tempo elas têm mudado e se adpatado a muitas formas, tamanhos e situações. Tenho criado múltiplas Agonads de formas similares para fixá-los numa população e realidade próprias. As Agonads estão em conflito, mas estão sobrevivendo apesar de suas deformidades e imperfeições.
A população de “Agonads” Brasileiras são um reflexo da minha experiência e novo processo apreendido durante meus estudos em Goiânia. Tenho me surpreendido e sido tocada inúmeras vezes pela impressionante generosidade e entusiasmo das pessoas que conheci no Brazil.
Tradicionalmente tenho trabalhado basicamente com argila e esta experiência tem me ensinado a olhar meu trabalho sob uma nova perspectiva. Tive que me adaptar e aprender a trabalhar com diferentes materiais e processos. Tenho agora uma nova compreensão sobre a flexibilidade das Agonads e as possiblidades de pesquisa sobre as mesmas. Quero agradecer a Emanuel de Souza Filho por seu conhecimento e ajuda para aprender a criar minhas Agonads em resina. Este novo material transformou suas peles e aparência e levará meu trabalho para novas direções.
As “Agonads” continuarão a crescer e a se adptar a novos processos e a novos ambientes na medida em que eu, também, continue a crescer e a me adaptar a novos processos e a novos contextos.
Agradecimentos
Quero agradecer a Ryan Rahe, meu esposo, por sua ajuda e suporte. Leda Guimarães por sua ajuda em criar e organizar o programa de intercâmbio. Sergio Jorge por me dar oportunidade e espaço para criar minhas esculturas de cerâmica. Sarah Ottoni e Leandro Garalbadi pela amizade e Eliane Quintais por sua força e hospitalidade.
Materiais e Métodos
Tradicionalmente “Agonads” são esculturas de cerâmica feitas a mão criadas com a argila, as manchas, e os esmaltes da queima baixa da técnica do raku. Minhas esculturas atuais refletem minhas experiências, materiais e metódos aprendidos aqui em Goiânia - Go(Brazil). Estou mostrando dois tipos de “Agonad”. Algumas continuo usando o material tradicional da cerâmica e outras explorando o uso da resina plástica fruto das experiências realizadas na Faculdade de Artes Visuais - FAV- com o professor Emanuel de Souza Filho.
Fonte: CAI