Professor da Faculdade de Artes Visuais lança livro
Em 25/06/07 12:56.
Atualizada em 24/01/12 10:24.
Professora da Faculdade de Artes Visuais da UFG, musicista e escritora Marília Laboissiere, lançou nessa sexta, no dia 22 de junho de 2007 seu livro Interpretação Musical - A dimensão recriadora da comunidade política.
A partir da metodologia analítico/comparativa (interpretação de "Alma Brasileira", de Villa-Lobos), e favorecida pelas teorias de Pierce, Deleuze e Arrojo, redefine o papel de performer, as relações possíveis entre obra e intérprete, processo que se marca na repetição pela diferença. A autora mostra também como a interpretação, permeada por relações que envolvem performer e texto, intérprete e autor, pessoas e até culturas diferentes, numa constante semiose, é também determinada por uma estrutura relacional que nos remete ao conceito de que um intérprete encontra, nas obras que realiza, algo com o qual já está de algum modo enredado.
Sumário sintetizado
Capítulo 1 Música: um composto significativo
Música e seu mundo circundante
Notação sígnica: um universo de possíveis
Fato musical: o mental, o físico e a estrutura da música
Capítulo 2 No âmbito da interpretação: movimento e sentido
Interpretação: movimentos operacionais
Os três movimentos interpretativos
Som, silêncio e interpretação
Da leitura lógico-poético-musical
Capítulo 3 Performance: história, contexto e recriação
Performance e expressão cultural
A recriação musical
A obra musical
*Dados colhidos do site: www.annablume.com.br/
A partir da metodologia analítico/comparativa (interpretação de "Alma Brasileira", de Villa-Lobos), e favorecida pelas teorias de Pierce, Deleuze e Arrojo, redefine o papel de performer, as relações possíveis entre obra e intérprete, processo que se marca na repetição pela diferença. A autora mostra também como a interpretação, permeada por relações que envolvem performer e texto, intérprete e autor, pessoas e até culturas diferentes, numa constante semiose, é também determinada por uma estrutura relacional que nos remete ao conceito de que um intérprete encontra, nas obras que realiza, algo com o qual já está de algum modo enredado.
Sumário sintetizado
Capítulo 1 Música: um composto significativo
Música e seu mundo circundante
Notação sígnica: um universo de possíveis
Fato musical: o mental, o físico e a estrutura da música
Capítulo 2 No âmbito da interpretação: movimento e sentido
Interpretação: movimentos operacionais
Os três movimentos interpretativos
Som, silêncio e interpretação
Da leitura lógico-poético-musical
Capítulo 3 Performance: história, contexto e recriação
Performance e expressão cultural
A recriação musical
A obra musical
*Dados colhidos do site: www.annablume.com.br/
Fonte: CAI/Site anna blume