Por que as universidades precisam olhar além das notas ao aceitar estudantes estrangeiros
Existem variações nos currículos escolares, nas políticas e práticas de classificação que afetam a classificação e a escolaridade internacionalmente
Os estudantes internacionais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da economia atual e futura do Canadá.
Uma indicação recente da importância dos estudantes internacionais para a força de trabalho e a economia do conhecimento do Canadá foi um anúncio de Sean Fraser, Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania. Fraser anunciou a suspensão do horário de trabalho fora do campus para estudantes internacionais devido à escassez de mão de obra.
Apesar das contribuições significativas feitas por estudantes internacionais, o número total de estudantes internacionais matriculados nas instituições de ensino superior do Canadá representa apenas menos de um quinto do total de matrículas de estudantes pós-secundários. Esta situação foi agravada pela pandemia de COVID-19.
Mas descobriu-se que processos de admissão desiguais para estudantes internacionais limitam a admissão de muitos estudantes estrangeiros em potencial. Em particular, descobriu-se que as notas fornecem um indicador imperfeito do desempenho do aluno e podem levar a decisões de admissão injustas para estudantes internacionais.
Avaliando a Performance Acadêmica
No Canadá e no mundo, as notas são comumente usadas para avaliar o desempenho acadêmico dos alunos. Muitas vezes, eles são um fator-chave ao determinar a admissão em universidades e faculdades.
A classificação é uma prática de alto risco. As notas têm consequências significativas para as oportunidades educacionais dos alunos, bem como para a auto percepção dos alunos, motivação para aprender, relações sociais e expectativas dos pais. Essas consequências incluem a possibilidade de imigrar e se estabelecer em um novo país.
Os sistemas de classificação afetam o futuro dos alunos, mas variam de país para país. Os alunos aqui fazem fila para o primeiro dia dos exames nacionais de admissão à faculdade da China em Pequim, em junho de 2022. (AP Photo/Andy Wong)
Quando os alunos estão fazendo a transição para estudos pós-secundários, as notas são usadas para comunicar os oficiais de admissão sobre o desempenho do aluno.
Não é nenhuma surpresa que haja variações nos currículos escolares, políticas de classificação, práticas de classificação, bem como valores sociais, culturais e educacionais que afetam a classificação em vários países internacionalmente. As notas não são construídas igualmente em todos os contextos.
Os estudos na China e no Canadá
Dois dos autores desta história, Liying e Christopher, realizaram com colegas uma análise comparativa das políticas de classificação entre dois contextos de aprendizagem no Canadá e na China, no ensino fundamental e médio.
O estudo encontrou diferenças significativas nas políticas de classificação que orientam como os professores elaboram as notas. No Canadá, quando os professores avaliam os alunos, eles buscam principalmente capturar a conquista do conteúdo curricular com base na política de notas. Em contraste, nas escolas chinesas, as notas dos professores consideram tanto a aquisição do conteúdo quanto as disposições pessoais e habilidades adquiridas dos alunos.
Embora possa parecer uma pequena diferença, isso significa que as notas no Canadá e na China refletem diferentes atributos dos alunos.
Ao examinar as práticas de classificação nos dois países nas províncias de Ontário e Guangdong, o estudo descobriu que os professores em ambos os países valorizavam principalmente a justiça como um fator abrangente de tomada de decisão ao gerar notas. Eles fizeram isso apesar das diferenças contextuais significativas entre:
- contexto e gestão da aprendizagem em sala de aula;
- aprendendo valores e prioridades;
- política e responsabilidade externa ou pressões de teste;
- consequências de como as notas são usadas para admissão pós-secundária e estudo no exterior.
As notas são usadas como uma ferramenta de tomada de decisão de alto risco para aceitar estudantes em universidades e faculdades canadenses. THE CANADIAN PRESS/Cole Burston
Comparar notas de diferentes países é desafiador
Pouco se sabe sobre como avaliar comparativamente estudantes de vários países em relação aos estudantes nacionais. A pesquisa de doutorado do especialista em educação Wei Yan mostrou como as notas foram interpretadas e usadas pelos tomadores de decisão de admissão.
Yan descobriu que os oficiais de admissão e educadores envolvidos nas decisões de admissão em várias universidades canadenses tinham valores diferentes com base em sua experiência pessoal e conhecimento sobre práticas de classificação e como as notas eram construídas em instituições e sistemas educacionais em todo o mundo. Esses tomadores de decisão subsequentemente usaram esses valores subjetivamente para interpretar e avaliar notas em suas decisões de admissão.
Pesquisas sobre políticas, práticas e usos de notas demonstram que as partes interessadas na educação, como formuladores de políticas curriculares, professores e tomadores de decisões de admissão, trabalham conscientemente para garantir que as notas sejam um indicador justo e preciso do desempenho do aluno.
No entanto, com o aumento da globalização da educação, enfrentamos desafios sem precedentes em relação à interpretação e uso de notas em sistemas educacionais globais para fins de admissão.
A necessidade de uma interpretação válida e justa das notas
Por um lado, as notas são usadas como uma ferramenta de tomada de decisão de alto risco para aceitar estudantes em universidades e faculdades canadenses. Por outro lado, as notas não são consistentemente construídas ou avaliadas nos sistemas educacionais internacionalmente.
Compreender as diferenças complexas, multidimensionais e contextuais nas notas entre culturas e países é importante. Somente assim podemos interpretar o desempenho do aluno com base nas notas de maneira justa e válida.
Garantir uma interpretação válida e justa das notas é fundamental, dado o impacto direto das notas nos alunos que vêm para o Canadá para estudar e se estabelecer, e o impacto no próprio Canadá — social, educacional e economicamente.
Processos de admissão expandidos
As instituições pós-secundárias precisam revisitar os processos de admissão para considerar múltiplos indicadores autênticos do desempenho do aluno. Estes estariam relacionados com as habilidades, conhecimentos e atributos necessários para ter sucesso no ensino superior.
Esses processos seriam menos eficientes e mais caros do que os processos atualmente em vigor, mas permitiriam decisões mais válidas e justas sobre a admissão de estudantes em universidades canadenses.
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