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Por que as universidades precisam olhar além das notas ao aceitar estudantes estrangeiros

En 03/03/23 16:37 . Actualizado en 03/03/23 16:41 .

Existem variações nos currículos escolares, nas políticas e práticas de classificação que afetam a classificação e a escolaridade internacionalmente

Os estudantes internacionais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da economia atual e futura do Canadá.

Uma indicação recente da importância dos estudantes internacionais para a força de trabalho e a economia do conhecimento do Canadá foi um anúncio de Sean Fraser, Ministro da Imigração, Refugiados e Cidadania. Fraser anunciou a suspensão do horário de trabalho fora do campus para estudantes internacionais devido à escassez de mão de obra.

Apesar das contribuições significativas feitas por estudantes internacionais, o número total de estudantes internacionais matriculados nas instituições de ensino superior do Canadá representa apenas menos de um quinto do total de matrículas de estudantes pós-secundários. Esta situação foi agravada pela pandemia de COVID-19.

 Mas descobriu-se que processos de admissão desiguais para estudantes internacionais limitam a admissão de muitos estudantes estrangeiros em potencial. Em particular, descobriu-se que as notas fornecem um indicador imperfeito do desempenho do aluno e podem levar a decisões de admissão injustas para estudantes internacionais.

 

Avaliando a Performance Acadêmica

No Canadá e no mundo, as notas são comumente usadas para avaliar o desempenho acadêmico dos alunos. Muitas vezes, eles são um fator-chave ao determinar a admissão em universidades e faculdades.

A classificação é uma prática de alto risco. As notas têm consequências significativas para as oportunidades educacionais dos alunos, bem como para a auto percepção dos alunos, motivação para aprender, relações sociais e expectativas dos pais. Essas consequências incluem a possibilidade de imigrar e se estabelecer em um novo país.

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Os sistemas de classificação afetam o futuro dos alunos, mas variam de país para país. Os alunos aqui fazem fila para o primeiro dia dos exames nacionais de admissão à faculdade da China em Pequim, em junho de 2022. (AP Photo/Andy Wong)

 

Quando os alunos estão fazendo a transição para estudos pós-secundários, as notas são usadas para comunicar os oficiais de admissão sobre o desempenho do aluno.

Não é nenhuma surpresa que haja variações nos currículos escolares, políticas de classificação, práticas de classificação, bem como valores sociais, culturais e educacionais que afetam a classificação em vários países internacionalmente. As notas não são construídas igualmente em todos os contextos.

 

Os estudos na China e no Canadá

Dois dos autores desta história, Liying e Christopher, realizaram com colegas uma análise comparativa das políticas de classificação entre dois contextos de aprendizagem no Canadá e na China, no ensino fundamental e médio.

O estudo encontrou diferenças significativas nas políticas de classificação que orientam como os professores elaboram as notas. No Canadá, quando os professores avaliam os alunos, eles buscam principalmente capturar a conquista do conteúdo curricular com base na política de notas. Em contraste, nas escolas chinesas, as notas dos professores consideram tanto a aquisição do conteúdo quanto as disposições pessoais e habilidades adquiridas dos alunos.

Embora possa parecer uma pequena diferença, isso significa que as notas no Canadá e na China refletem diferentes atributos dos alunos.

Ao examinar as práticas de classificação nos dois países nas províncias de Ontário e Guangdong, o estudo descobriu que os professores em ambos os países valorizavam principalmente a justiça como um fator abrangente de tomada de decisão ao gerar notas. Eles fizeram isso apesar das diferenças contextuais significativas entre:

  • contexto e gestão da aprendizagem em sala de aula;
  • aprendendo valores e prioridades;
  • política e responsabilidade externa ou pressões de teste;
  • consequências de como as notas são usadas para admissão pós-secundária e estudo no exterior.

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As notas são usadas como uma ferramenta de tomada de decisão de alto risco para aceitar estudantes em universidades e faculdades canadenses. THE CANADIAN PRESS/Cole Burston

 

Comparar notas de diferentes países é desafiador

Pouco se sabe sobre como avaliar comparativamente estudantes de vários países em relação aos estudantes nacionais. A pesquisa de doutorado do especialista em educação Wei Yan mostrou como as notas foram interpretadas e usadas pelos tomadores de decisão de admissão.

 Yan descobriu que os oficiais de admissão e educadores envolvidos nas decisões de admissão em várias universidades canadenses tinham valores diferentes com base em sua experiência pessoal e conhecimento sobre práticas de classificação e como as notas eram construídas em instituições e sistemas educacionais em todo o mundo. Esses tomadores de decisão subsequentemente usaram esses valores subjetivamente para interpretar e avaliar notas em suas decisões de admissão.

 Pesquisas sobre políticas, práticas e usos de notas demonstram que as partes interessadas na educação, como formuladores de políticas curriculares, professores e tomadores de decisões de admissão, trabalham conscientemente para garantir que as notas sejam um indicador justo e preciso do desempenho do aluno.

 No entanto, com o aumento da globalização da educação, enfrentamos desafios sem precedentes em relação à interpretação e uso de notas em sistemas educacionais globais para fins de admissão.

 

A necessidade de uma interpretação válida e justa das notas

Por um lado, as notas são usadas como uma ferramenta de tomada de decisão de alto risco para aceitar estudantes em universidades e faculdades canadenses. Por outro lado, as notas não são consistentemente construídas ou avaliadas nos sistemas educacionais internacionalmente.

 Compreender as diferenças complexas, multidimensionais e contextuais nas notas entre culturas e países é importante. Somente assim podemos interpretar o desempenho do aluno com base nas notas de maneira justa e válida.

 Garantir uma interpretação válida e justa das notas é fundamental, dado o impacto direto das notas nos alunos que vêm para o Canadá para estudar e se estabelecer, e o impacto no próprio Canadá — social, educacional e economicamente.

 

Processos de admissão expandidos

As instituições pós-secundárias precisam revisitar os processos de admissão para considerar múltiplos indicadores autênticos do desempenho do aluno. Estes estariam relacionados com as habilidades, conhecimentos e atributos necessários para ter sucesso no ensino superior.

 Esses processos seriam menos eficientes e mais caros do que os processos atualmente em vigor, mas permitiriam decisões mais válidas e justas sobre a admissão de estudantes em universidades canadenses.

Fuente: https://theconversation.com/why-universities-need-to-look-beyond-grades-when-admitting-international-students-198661?utm_medium=email&utm_campaign=Latest%20from%20The%20Conversation%20for%20March%203%202023&utm_content=Latest%20from%20The%20Conversation%2

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