PROFESSORES LIBANESES SÃO PALESTRANTES NA UFG.

Em 21/09/07 12:36. Atualizada em 24/01/12 10:24.
Os professores Emile Maakaroun e Karam Tannous proferiram palestras na UFG.

O Prof. Emile Maakaroun, da Universidade do Líbano, que tem trabalhos publicados com o tema “A imagem política da França no Oriente Médio por meio da imprensa libanesa” e “A política árabe da França vista pela imprensa do Líbano”, proferiu palestra na Faculdade de Comunicação no dia 30 de agosto passado, durante sua visita à UFG, a convite do diretor da unidade, Prof. Joãomar Carvalho de Brito Neto. No evento, o Prof. Maakaroun abordou a participação do partido Hezbollah no governo libanês, assim como a pluralidade política e religiosa existente no governo e na imprensa de seu país.

O Campus de Catalão também recebeu a visita de um professor libanês, o Prof. Karam Tannous, da Universidade Saint-Esprit de Kaslik, que proferiu a palestra O Conflito Libanês (1975-1991), igualmente no dia 30 de agosto. Entre os estudos do Prof. Karam destacam-se os que envolvem a História do Líbano, a História do Cristianismo, os Estudos Mediterrâneos e Orientais e a História da Arte. Essa visita foi coordenada pelo diretor do Campus de Catalão, Prof. Manoel Rodrigues Chaves, e pelo Coordenador de Extensão e Cultura, Prof. Luiz Carlos do Carmo.

A presença desses professores na UFG sucede o Seminário Brasil-Líbano, realizado na UnB nos dias 27 e 28 de agosto último, e organizado pelo Ministério da Educação, através da CAPES e da Assessoria Internacional do Gabinete do Ministro, e pela Confederação das Entidades Libano-Brasileiras, com o apoio da Andifes. Foi a primeira vez na história em que professores universitários dos dois países se reuniram de forma ampla e abrangente para discutir uma melhor maneira de desenvolver suas relações acadêmicas. Esse evento foi resultado da troca de visitas dos presidentes do Brasil e do Líbano e da missão do Ministro da Educação, Fernando Haddad, ao Líbano.

*Texto da Prof. Ofir Bergemann.

Fonte: CAI/UFG.