Capes financia cooperação entre pós-graduações brasileiras e a Universidade de Wageningen (Países Baixos)

Em 25/11/08 07:32. Atualizada em 24/01/12 10:24.
Capes financia cooperação entre pós-graduações brasileiras e a Universidade de Wageningen (Países Baixos)


Estão abertas as inscrições para a seleção do Programa Capes-Wageningen. O Programa, caracterizado pelo apoio à formação de recursos humanos de alto nível nos dois países, destina-se ao apoio de projetos conjuntos de pesquisa, de até quatro anos, para promoção do intercâmbio científico de docentes e pesquisadores entre Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e a Universidade de Wageningen (WUR), Países Baixos.

O incentivo abarca todas as áreas do conhecimento, com especial foco nas áreas de Ciências Agrícolas, Botânica, Zoologia, Ciências de Alimentos, Ciências Ambientais, Biotecnologia e Ciências Econômicas e Sociais.












Inscrições e requerimentos
Interessados em concorrer à seleção de projetos têm até o dia 15 de dezembro de 2008 para enviar suas propostas mediante formulário disponível no site da Capes.

As propostas devem, dentre outros requisitos, estar vinculadas a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7; contemplar, principalmente, a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas; ter caráter inovador considerando, inclusive, o desenvolvimento da área no contexto nacional e internacional, explicitando as vantagens advindas da parceria internacional; e estimular a associação em rede, podendo ser incluídas equipes de outros países, caracterizando cooperação multinacional.














Benefícios
Dentre os benefícios, incluem-se: financiamento de passagens e diárias para missões de trabalho para docentes doutores da equipe; e bolsas de estudo e outros auxílios, no exterior, para os estudantes participantes dos projetos nas modalidades Doutorado Sanduíche e Pós-doutorado.

Além disso, está prevista a concessão anual de R$ 10.000,00 (dez mil reais) à equipe brasileira, como recursos de material de consumo, para a execução do projeto, que serão geridos pelo coordenador da equipe.

As atividades dos projetos e a liberação de recursos estão previstos para ter início em abril de 2009.











Para mais informações
Para saber mais acesse o edital e o formulário.




Fonte: CAI