mianmar

Embaixador de Mianmar faz visita de cortesia à UFG

On 05/07/23 12:55 . Updated at 05/07/23 12:58 .

Agenda de parcerias dá seguimento à estratégia de cooperação Sul-Sul com países da ASEAN

A Universidade Federal de Goiás recebeu, nesta quarta (26/04), visita de cortesia do embaixador de Mianmar no Brasil, Aung Kyanw Zan. O encontro buscou estreitar propostas de cooperação com o país asiático, principalmente nas áreas de educação e tecnologias.

Na oportunidade, a comitiva de Myanmar visitou o Parque Tecnológico Samambaia, onde pôde conhecer os laboratórios e compreender de forma ampla o trabalho desenvolvido pela Universidade, assim como suas frentes de pesquisa e fontes de financiamento.

O embaixador trouxe muitos pontos de interesse de quatro ministérios para as áreas de cooperação: Ciência e tecnologia; Educação; Saúde e Conservação e meio ambiente. A gestão da Universidade destacou a necessidade de que sejam abordadas áreas prioritárias, devido à educação em Mianmar ser segmentada, diferentemente do que acontece no Brasil, permitindo que a relação seja construída com o tempo.

Participaram da reunião Yadanar May Phone Shein, segunda secretária da Embaixada; Marianna Camargo Reis, tradutora; Angelita Pereira de Lima, Reitora; Laís Forti Thomaz, Secretária de Relações Internacionais; Cristiano Farias Almeida, diretor de Acordos e Redes da UFG e Felipe Terra Martins, pró-reitor de Pós-Graduação.

Parcerias asiáticas

asean fecomercio

Créditos: Fecomércio Goiás

O primeiro encontro desta agenda aconteceu com o grupo da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) juntamente com o governo de Goiás e a Fecomércio, em fevereiro de 2023. A Secretária da SRI/UFG, Laís Forti Thomaz, participou de reuniões com embaixadores e representantes de Filipinas, Indonésia, Malásia, Mianmar, Tailândia, Singapura e Vietnã. Assim, a UFG segue fortalecendo sua parceria com países asiáticos na perspectiva de diversificação de parcerias e fortalecimento da agenda Sul-Sul de cooperação.

Source: SRI/UFG

Categories: Notícias Noticias