turma de teletandem

Língua portuguesa na América do Sul por meio do Teletandem

Em 12/05/23 14:34. Atualizada em 12/05/23 15:05.

Disciplina de Teletandem é ofertada como núcleo livre pela Faculdade de Letras da UFG

No dia 25 de abril de 2023, iniciaram-se as aulas de duas turmas de Teletandem oferecidas pela Faculdade de Letras da UFG. As aulas são coordenadas pelo prof. Francisco José Quaresma de Figueiredo, Diretor do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa na UFG, pesquisador do CNPq nas áreas de aprendizagem colaborativa e telecolaborativa, com a parceria das Professoras Sara Guiliana Gonzales Belaonia e Rosângela Aparecida Ribeiro Carreira, da Faculdade de Letras, bem como da Profa. Fabiana Perpétua Ferreira Fernandes, do CEPAE - UFG.

O teletandem é uma metodologia de aprendizagem de línguas em que duas pessoas, falantes de línguas diferentes, interagem para auxiliar o parceiro na aprendizagem de sua língua nativa ou da língua em que é proficiente.

Na turma da tarde, participam alunos do curso de Letras: Espanhol da UFG e alunos de diversos cursos da Universidade Nacional de Cuyo, Mendoza, Argentina.

turma de teletandem

Turma de teletandem – turno vespertino

Já na turma da noite, participam estudantes do curso de Letras: Espanhol da UFG, duas estudantes da Universidade Nacional de Cuyo, Mendoza, Argentina, e cinco professores de diversas áreas do Instituto Universitário Rumiñahui, Quito, Equador. A disciplina é ofertada como Núcleo Livre e está sendo ministrada pela terceira vez desde 2021. A turma da noite também será foco da pesquisa de Doutorado de Rejane Maria Gonçalves Maia, professora do IFG e orientanda do Prof. Francisco José Quaresma de Figueiredo, no programa de PPGLL-UFG.

turma de teletandem - noturno

Turma de teletandem – turno noturno

Os estudantes aprendem os aspectos teóricos e práticos da aprendizagem em teletandem, de modo que possam interagir com o parceiro estrangeiro ao formarem um par de aprendizagem (um estudante brasileiro e um estudante internacional), bem como recebem orientações para a realização de um projeto que deverá ser realizado pelo par, abordando um determinado tema de interesse em comum, levando-se em conta o contexto brasileiro e o contexto do país do estudante internacional. Ao final do curso, os estudantes brasileiros apresentam o projeto em língua espanhola, e os estudantes internacionais, em língua portuguesa.

A disciplina tem colaborado para ampliar o processo de internacionalização da UFG, bem como tem servido para divulgar a língua portuguesa em contextos em que ela não é regularmente ensinada, além de possibilitar ao estudante da UFG meios para aprimorar a aprendizagem da língua espanhola e de aspectos culturais de países que falam o espanhol na América do Sul.