bandeira japão

Governo do Japão oferta bolsas para estudantes brasileiros

Em 29/05/23 14:15. Atualizada em 29/05/23 14:16.

Inscrições podem ser feitas até o final do mês de junho, no site da embaixada japonesa. Viagem será em abril de 2024

O governo do Japão abriu inscrições para concessão de bolsas de estudo para brasileiros. Os prazos são divididos em duas etapas: até 2 de junho para estudantes de pós-graduação que desenvolvem pesquisas e 21 de junho aos alunos de graduação, escolas técnicas e cursos profissionalizantes. Os interessados podem se inscrever por aqui

A oportunidade é válida para residentes do Distrito Federal, Goiás e Tocantins, região sob jurisdição da Embaixada do Japão no Brasil. Candidatos de outros estados devem procurar o consulado local para obter informações sobre a inscrição.

O programa, além da ajuda de custo mensal, cobre despesas de viagem até o Japão e isenta o participante do pagamento de taxas escolares. As idades-limite são de 24 anos – completados até 1/4/24 – para os participantes que concluem o ensino médio em 2023, e 34 anos para os de pós-graduação.

Os interessados terão a oportunidade de estudar em instituições japonesas durante todo o curso, com preparação inicial e auxílio de tutores. A seleção está dividida em diversas etapas que incluem teste de proficiência em inglês e japonês, disciplinas preparatórias e entrevista com caráter eliminatório.

São exigidos para a inscrição histórico escolar e certificados acadêmicos. Alunos de pós-graduação também devem apresentar projeto de pesquisa. As bolsas são oferecidas pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT). Mais informações podem ser encontradas no site do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Fonte: CGCOM/CAPES. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/governo-do-japao-oferta-bolsas-de-estudos-para-brasileiros. Acesso em: 29/05/2023.

Categorias: oportunidades