BANDEIRA SÍRIA

Embaixadora da Síria realiza palestra na UFG

Em 31/05/23 09:30. Atualizada em 31/05/23 11:25.

Rania Al Haj Ali abordou a situação política e econômica na República Árabe da Síria

 

PALESTRA EMBAIXADORA SÍRIA 4

Créditos: SRI/UFG

 

A Universidade Federal de Goiás recebeu, no dia 04/05, a Embaixadora da República Arábe Síria, Senhora Rania Al Haj Ali, para uma palestra. A iniciativa do evento veio por parte da comunidade árabe com iniciativa do IESA/ UFG e tinha como tema a "A situação política e econômica na República Árabe da Síria e o influente quadro regional e global à luz dos desdobramentos em nível internacional", e aconteceu no Teatro Belkiss Spencière da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da UFG. 

 

Rania Al Haj Ali é a primeira embaixadora mulher da Síria que assumiu o cargo em Brasília. Além disso, este é o primeiro posto da diplomata como embaixadora. Anteriormente, ela participou da delegação permanente da Síria na Organização das Nações Unidas (ONU), e atuou em outras embaixadas, como chefe de missão e diretora de departamentos.  

 

A República Árabe Síria está localizada no Oriente Médio e faz fronteira com a Turquia, Jordânia, Iraque, Líbano e Israel. O país possui uma localização geográfica estratégica, pois tem acesso ao mar mediterrâneo e está em um ponto de encontro entre três continentes: Europa, Ásia e África. Além disso, a cultura é muito rica. 




A fala da embaixadora 

 

PALESTRA EMBAIXADORA SÍRIA

Crédito: IESA/UFG

 

A embaixadora apresentou para o público um pouco da história do país, desde o surgimento da civilização até a influência atual, além de ressaltar a localização estratégica do território. A atual situação política da Síria, processos políticos e a situação regional também foram assuntos abordados durante a palestra.

 

Rania Al Haj Ali ainda ressaltou que a visão criada sobre o país não condiz com a realidade. Além disso, ela destacou a importância do Brasil no cenário Internacional, “é uma potência em ascensão, que tem um papel equilibrado e influente em organizações internacionais, plataformas e importantes blocos internacionais, sejam eles políticos, econômicos, ambientais ou outros”.

 

O professor João Batista de Deus, do IESA, ainda ressaltou a importância da palestra para a formação dos discentes presentes, “Essa palestra expõe a realidade de um importante país, mas também de uma região, o denominado Oriente Médio… Na universidade temos que ter acesso a diversas formas de pensamento para que os alunos sejam independentes para formar sua opinião”. 

 

Vale relembrar que as relações diplomáticas entre os dois países começaram em 1945. A embaixada brasileira na Síria, entretanto, só foi estabelecida em 1961. Atualmente, há sete acordos bilaterais em vigor nas áreas de saúde, agricultura, turismo, esporte e cultura, segundo o site do governo federal. Além disso, mais de 4 milhões de pessoas compõem a comunidade de origem síria estabelecida no Brasil.

 

 

Categorias: Notícias Noticias