oportunidades

Chamada aberta para o Programa Al-Invest Verde

En 28/06/23 14:22 . Actualizado en 28/06/23 14:25 .

Programa é uma iniciativa da União Europeia e visa promover cadeias produtivas sustentáveis ​​na América Latina

O programa Al-Invest Verde, iniciativa da União Europeia (UE) voltada para a promoção e apoio de pequenas e médias empresas na América Latina, está com chamada aberta de seleção de propostas para um financiamento de 25 milhões de euros voltado a projetos inovadores decorrentes de parcerias empresariais entre a Europa e a América Latina. O prazo para se inscrever vai até 23/8. 

Para participar, as propostas de projeto devem incluir pelo menos uma entidade de um país latino-americano e uma da UE. As instituições elegíveis são organizações sem fins lucrativos da UE e dos seguintes países latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Para procurar parceiros, os interessados podem acessar a plataforma de matchmaking.

Propostas

Cada projeto deve durar entre 18 e 27 meses e as prioridades (lotes) buscadas nesta segunda chamada de propostas estão descritas abaixo.

  • Lote 1: Cadeias de valor sustentáveis ​​e livres de desmatamento na indústria agroalimentar

Os projetos devem apresentar uma abordagem integrada e abrangente que inclua diferentes ações, como soluções digitais em geolocalização, parcerias público-privadas, rastreabilidade e treinamento e capacitação de MPMEs envolvidas em cadeias de suprimentos de commodities cobertas pelo Regulamento de Desmatamento da UE.

  • Lote 2: Transição para circular, eficiente em termos de recursos

Os projetos devem promover práticas econômicas sustentáveis, como o uso de fontes de energia limpa, gestão de resíduos e redução das emissões de gases de efeito estufa.

O financiamento máximo por projeto, a partir dos fundos da União Europeia, é de EUR 300.000. Esta contribuição financeira da União Europeia ascende a 50-80% dos custos elegíveis dos projetos. O saldo deve ser financiado com fundos diferentes dos atribuídos pela União Europeia.

O objetivo da Al-Invest Verde é promover o crescimento de micro, pequenas e médias empresas na região por meio da implementação de práticas sustentáveis – como a redução da pegada de carbono nos processos das empresas, maior eficiência no uso de recursos, etc. –, buscando contribuir com a transição para uma economia mais circular na América Latina.

Para mais informações, acesse o site oficial.

 

Fonte: European Commission/EURAXESS.

Categorías: oportunidades