bandeira alemanha

Abertas inscrições para bolsas de pós-doutorado da parceria Capes-Humboldt

Em 03/07/23 15:29. Atualizada em 03/07/23 15:30.

Oportunidade na Alemanha é voltada para pesquisadores brasileiros

Estão abertas as inscrições para as Bolsas Capes-Humboldt, para pesquisas na Alemanha. Voltadas para pesquisadores de pós-doutorado e pesquisadores experientes, as bolsas permitem que os beneficiados escolham uma instituição de pesquisa alemã para conduzir suas próprias pesquisas em colaboração com um anfitrião da instituição. 

Para pesquisadores de pós-doutorado, o valor da bolsa é de €2.600 e a duração é de 6 a 24 meses. Já para pesquisadores experientes, o valor é €3.100, e a bolsa dura de 6 a 18 meses,  podendo ser dividida em até três estadias dentro de três anos. 

Além disso, o pesquisador-bolsista também receberá apoio pessoal durante todo o seu patrocínio. Com flexibilidade para determinar a data de início da bolsa por conta própria, o pesquisador e seu parceiro conjugal (caso o tenha) poderão participar de um curso intensivo de idiomas antes do início da bolsa de pesquisa. 

Também é oferecido apoio financeiro adicional, incluindo benefícios familiares para filhos e parceiros conjugais, e subsídios para despesas de viagem. O prazo para se inscrever vai até 30/11.

Requisitos

A Bolsa de Pesquisa Capes-Humboldt destina-se a pesquisadores de pós-doutorado do Brasil com qualificação acima da média, independentemente de sua área de atuação. 

Dentre os requisitos para a bolsa estão:

  • ser brasileiro ou ter status de residente permanente no Brasil;
  • residir no Brasil e ter morado fora da Alemanha por pelo menos 12 dos últimos 18 meses;
  • confirmação de que as instalações de pesquisa estão disponíveis e possuir uma declaração do anfitrião: um pesquisador de uma instituição acadêmica na Alemanha, da escolha do bolsista, fornecerá um contrato de orientação e uma confirmação por escrito de que as instalações de pesquisa estão disponíveis, além de compilar uma revisão detalhada;
  • habilidades de linguagem: os bolsistas de ciências naturais e engenharia devem ter um bom conhecimento de alemão ou inglês; os bolsistas das humanidades, ciências sociais e medicina devem ter um bom conhecimento de alemão se isso for necessário para conduzir com sucesso sua pesquisa, caso contrário, um bom conhecimento de inglês será suficiente;
  • cumprir as Regras de Boas Práticas Científicas e os princípios da ética científica.

Não é possível se candidatar à Bolsa de Pesquisa Capes-Humboldt se o pesquisador já tiver recebido patrocínio da Fundação Humboldt.

Segue abaixo alguns documentos importantes para os interessados:

Para mais informações, visite o site oficial.

 

Fonte: European Commission/EURAXESS.

Categorias: oportunidades