Ação faz parte do Programa de Incentivo à Formação Científica de Estudantes Moçambicanos e Angolanos
Na manhã dessa quinta-feira (14), o reitor em exercício, Eriberto Marin, reuniu-se com os cinco alunos de Angola que chegaram nessa semana a Goiânia. O intercâmbio, realizado por meio do Programa de Incentivo à Formação Científica de Estudantes Moçambicanos e Angolanos (PFCM), tem por objetivo promover o treinamento científico desses alunos sob orientação de pesquisador qualificado. Desde 2008, esse trabalho é promovido na universidade pela Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI), durante as férias acadêmicas de verão (janeiro a março).
Em 2010, o professor da Faculdade de Farmácia (FF), Edemilson Cardoso da Conceição, é responsável pela orientação de duas alunas: Jandira Emanuela Soto Mayor, 4º ano de Medicina, e Swely Marina Soares Paiva, 4º ano de Ciências Farmacêuticas. Ele explicou que a presença de uma estudante de Medicina na FF é importante por trabalhar a questão da multidisciplinaridade na área da saúde.

O professor da Faculdade de Odontologia (FO), Claudio Rodrigues Leles, participa desse programa pela primeira vez, no acompanhamento de dois alunos: Edna Nilsa Mendonça, 3º ano de Enfermagem, e Filipe Gaspar Ndumbo, 4º ano de Medicina.

A diretora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), Regina Maria Bringel Martins, também esteve na reunião com a aluna sob sua orientação, Iala Carina Pereira Costa, que faz o 6º ano de Medicina. A professora aproveitou a oportunidade para explicar aos estudantes as funções do IPTSP.
A coordenadora substituta da CAI, Alexandra Nogueira da Silva, salientou que atividades como as desenvolvidas pelo PFCM ajudam a reforçar, com os países participantes, os laços já conquistados pelo Programa Estudante-Convênio. Além disso, estimula a volta desses alunos para a UFG em busca de pós-graduação.
A pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves, reafirmou as palavras da coordenadora e ainda enfatizou que esse trabalho traz um enriquecimento mútuo, tanto para a universidade quanto para os alunos. O reitor em exercício, Eriberto Marin, agradeceu à CAI e aos professores pelo empenho na realização das atividades e deu boas-vindas aos alunos.

|