Utilidades - Proficiência

在 23/12/11 00:04 上。

Espanhol

DELE

(Diploma de Español como Lengua Extranjera).

Certificações
Certificado Oficial do Ministério da Educação e Ciência Espanhol e do Instituto Cervantes. Elaborado e corrigido pela universidade de Salamanca.

São três níveis: básico, intermediário ou avançado.

Onde Fazer
Institutos e casas de culturas hispânicas.

Maio, agosto e novembro.

Maiores informações em Cervantes e DELE.

CELU
(Certificado de Español: Lengua y Uso).

Certificações
É o primeiro certificado reconhecido pelo governo argentino, criado em 2004 por uma parceria entre as universidades nacionais de Buenos Aires, Córdoba e do Litoral. Avalia a capacidade lingüístico-comunicativa oral e escrita. Leva em consideração o espanhol padrão, dentro de qualquer variedade dialética do idioma.

Onde Fazer
Instituto Cultural Brasil Argentina (Rio de Janeiro e Curitiba), Instituto Ceciab (Brasília) e Centro de Línguas da FFLCH/USP (São Paulo).

Datas das provas
Junho e novembro. Inscrições dois meses antes das provas.

Maiores informações em Certificado de Español Lengua y Uso.

Alemão

KDS
(Kleines Deutsches Sprachdiplom).

Certificações
Aceito por empresas e pelas universidades da Alemanha e em países de língua alemã, comprova profundos conhecimentos do idioma, principalmente em textos mais elaborados e literários, além de conhecimentos da cultura e civilização alemã. É concedido pela Universidade de Munique e o estudante deve ter 18 anos completos.

Instituto Goethe

Datas das provas
Incrições:fevereiro, março e agosto, setembro.
Provas: maio e novembro.

Maiores informações em Goethe.

Francês

DELF e DALF
(Diplôme d'Études en Langue) e (Diplome Approfondi de Langue Française).

Certificações
Concedido pelo Ministério da Educação da França, atesta nível de conhecimento (oral e escrito). Reconhecido por estabelecimentos de ensino e empresas. Composto por quatro níveis: DELF A1 (iniciante), DELF A2 (elementar), DELF B1 (referência), DELF B2 (avançado), DALF C1 (autônomo) e DALF C2 (Domínio completo). As universidades costumam aceitar os exames a partir do DELF B2. Não é preciso ter um diploma de nível inferior para se apresentar em diploma de nível mais elevado.

Aliança Francesa

Datas das provas
Incrições: 18 de agosto a 06 de setembro.
Provas: De 3 a 14 de novembro.

Maiores informações em Aliança Francesa.

TCF
(Teste de conhecimento em Francês).

Certificações
É o teste lingüístico do Ministério da Educação francês, aceito como comprovação do nível de francês dos candidatos a uma universidade ou escola francesa. Válido por dois anos, é possível refazer o teste total ou parcialmente, caso o resultado não seja satisfatório, com um intervalo mínimo de dois meses.

Onde Fazer
Cendotec e Aliança Francesa.

Datas das provas
Inscrições: de janeiro a maio e de agosto a outubro.
Provas: fevereiro, março, abril, maio, junho, setembro, outubro e novembro.

Maiores informações em Campus France.

Inglês

FCE, CAE e CPE.
(First Certificate in English), (Certificate in Advanced English), (Certificate of Proficiency in English).

Certificações
Certificado pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. É exigido em todas as universidades públicas do Reino Unido e em mais de 400 universidades nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Oferecido nos níveis: Intermediário, avançado e fluente. Não tem prazo de validade.

Cultura Inglesa

Datas das provas
Incrições: fevereiro/março ou setembro.
Provas: maio/junho e dezembro

Maiores informações em Cambridge e Cultura Inglesa.

GMAT
(Graduate Management Admission Test).

Certificações
Para quem quer fazer MBA nos Estados Unidos.
Mede qualificação nas áreas de matemática, redação analítica e verbal.
Com opção de prova on-line

Onde Fazer
Escolas de inglês, institutos e centros de cultura.

Datas das provas
Inscrições durante todo o ano.
Data das provas: durante todo o ano, com opções durante a semana. É preciso apenas checar disponibilidade de horários nos centros aplicadores do teste.

Maiores informações em Alumni.org ou gmath.

IELTS
(International English Language Testing System)

Certificações
Reconhecido por universidades na Grã-Bretanha, Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos. Foi desenvolvido pela Universidade de Cambridge e é gerenciado pelo Conselho Britânico e pelo IDP Education Australia. Comprova a proficiência em inglês para fins acadêmicos.

Conselho Britânico.

Datas das provas
Inscrições: durante todo o ano.
Data das provas: cada centro pode estabelecer seu próprio calendário. Ainda é possível realizar sessões especiais do exame dentro de uma instituição de ensino, desde que tenha infra-estrutura adequada.

Maiores informações em britishcouncil.org ou ielts.org.

TOEFL
(Test of English as a Foreign Language)

Certificações
Exigido para ingresso em mais de 4,4 mil escolas, instituições e universidades em 110 países, principalmente nos Estados Unidos. Mede a capacidade de leitura, compreensão auditiva, redação e domínio da gramática, dando maior ênfase, desde 2006, à capacidade de comunicação. Pode ser feito on-line ou com prova impressa.

Onde Fazer
Escolas de inglês, institutos e centros de cultura

Datas das provas
Inscrições: durante todo o ano.
Data das provas: durante todo o ano.

Maiores informações em toefl.org ou alumni.org.

CELI e CILS
(Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana) e (Certificato di Italiano come Lingua Straniera).

Certificações
Os dois atestam a proficiência em italiano. O CELI é concedido pela Universidade para Estrangeiros de Perugia. O CILS, pela Universidade para Estrangeiros de Siena. Há seis níveis de conhecimento certificados pelo CILS e cinco para o CELI.

Institutos culturais italianos.

Datas das provas
Incrições: de três a quatro meses antes das provas.
Provas: junho e dezembro (CILS); juhno e novembro (CELI).

Maiores informações em Unistrapg e Unistrasi.

Fonte: Educação Internacional - 2007