Seminário Internacional Brasil-Canadá de Educação a Distância

Sur 23/12/11 00:04.
Seminário Internacional Brasil-Canadá de Educação a Distância





O Seminário Internacional Brasil-Canadá de Educação a Distância, evento organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar), do Instituto de Informática, da Coordenação de Assuntos Internacionais (Cai) e do Núcleo de Estudos Canadenses aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro, no Instituto de Informática da UFG. O evento contou com a presença de professores, pesquisadores, gestores públicos estaduais e municipais, empresas, dirigentes de instituições de ensino e demais pessoas interessadas no assunto.




O Seminário Internacional promoveu discussões entre profissionais da área de ensino a distância e abordar temas como o mapeamento de estratégias para Educação a Distância (EaD), a identificação de tecnologias e ações para melhorar os programas de EaD. Além disso, oportunidades futuras de colaboração entre os países participantes. As palestras foram ministradas por pesquisadores do Brasil e do Canadá e houveram também painéis de discussões sobre o tema.




A relevância do evento passa pelo crescente aumento dessa modalidade de ensino no Brasil. Em 2007, o número de alunos de EAD chegou a 972.826, divididos em 257 instituições credenciadas, o que representa um aumento de 213% nos últimos quatro anos. Esse crescimento se deu em resposta ao apoio do governo federal, que acredita que a EaD pode ser uma ferramenta fundamental para a inclusão do jovem no sistema superior de ensino, e graças às universidades e entidades que adotaram o sistema de EaD. Já o Canadá investe há mais de 40 anos em Educação a Distância e, atualmente, a EaD permeia todo o sistema de ensino canadense, seja por meio do ensino formal ou por treinamento profissional e projetos de educação cooperativa.


  Mais informações pelos telefones (62) 3521-1165 (Coordenadoria de Assuntos Internacionais) ou (62) 3521-1181 ou 3521 -1182 (Instituto de Informática).