Convênio Brasil-Estados Unidos traz estudantes de artes para a UFG

Em 23/12/11 00:04.

 

 

Convênio Brasil-Estados Unidos traz estudantes de artes para a UFG

Sob a tutela do professor da Faculdade de Letras (FL) Francisco José Quaresma de Figueiredo, três estudantes estadunidenses chegaram ao Brasil esta semana para cumprir um cronograma intenso de intercâmbio. As atividades fazem parte de um consórcio bilateral entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Fund for the Improvement of Post Secondary Education (Fipse), Departamento de Educação dos Estados Unidos, que beneficia a troca de conhecimento entre graduandos dos cursos de Letras, Artes e Música.

Os jovens vieram do estado do Alabama (a sudeste do país) para, até julho, cursar disciplinas tanto na FL como também na Escola de Música e Artes Cênicas (Emac). Antes de as aulas começarem, eles estão fazendo curso intensivo de português, para melhor desenvolver o idioma.

Conforme o consórcio em vigência, o convênio bilateral deve beneficiar também os brasileiros, que sempre vão aos Estados Unidos no segundo semestre letivo e são contemplados com uma bolsa mensal no valor de US$ 750,00, custeada pela Capes. Da UFG, por meio desta parceria, já saíram 11 alunos.

De acordo com o edital Capes/Fipse, publicado em 2009, o programa tem como objetivo “auxiliar a inserção dos cursos de graduação das instituições de ensino superior brasileiras no cenário internacional, mediante a modernização curricular, o reconhecimento mútuo de créditos e o intercâmbio docente/discente”.