Estudante francesa chega à UFG para intercâmbio de três meses

En 23/12/11 00:04 .

 

 

Estudante francesa chega à UFG para intercâmbio de três meses

A Universidade Federal de Goiás, por meio da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) recebeu a segunda intercambista francesa por meio do Projeto Brafitec. O programa promove acordo bilateral de mobilidade estudantil para alunos de engenharia entre Brasil e França.

A aluna de graduação em Engenharia Civil, Celine Aizpitarte, chegou dia 30 e irá realizar seu estágio de três meses na Construtora Moreira Ortence, mediante parceria que a empresa possui com a UFG. Estudante de quarto ano no Institut National des Sciences Appliquées (Insa) de Toulouse, Celine tem grandes expectativas para o período que irá passar na universidade. Praticar o idioma português, conhecer os hábitos brasileiros e principalmente conhecer as construções feitas no país são seus principais objetivos. Ela se surpreendeu com o tamanho dos prédios que são construídos no Brasil. “Aqui os prédios são muito altos e pouco se utiliza grua nas construções”, destaca Celine. As gruas são máquinas comuns em construções francesas utilizadas para a elevação e a movimentação de materiais pesados.

Para o professor da Escola de Engenharia Civil da UFG, e coordenador do projeto, Oswaldo Cascudo, o intercâmbio representa uma troca de experiências e de conhecimentos que muito irá contribuir para a formação do aluno.

Atualmente cinco alunos da UFG estão na França por meio do Projeto Brafitec. Três deles estão em Toulouse e os outros dois estão em Strasbourg. O coordenador do projeto adianta que outros cinco alunos irão em agosto realizar o intercâmbio. Segundo Oswaldo Cascudo, os intercambistas brasileiros devem retornar no final deste mês ou início de agosto.