Rita de Cássia

Professora do Cepae integra 1ª turma do Curso de Cidadania Regional do Mercosul

Em 06/12/23 09:25. Atualizada em 08/12/23 10:04.

Curso visa a promoção de uma educação voltada para integração regional do bloco

Rita de Cássia

A professora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), Dra. Rita de Cássia de Oliveira Reis, foi selecionada para integrar a 1ª  turma do Curso de Cidadania Regional do Mercosul, em julho de 2023. A iniciativa, realizada pela Comissão de Área de Formação Docente do Setor Educacional do Mercosul em parceria com o Programa Nacional de Formação Permanente "Nuestras Escuela" (Ministério de Educação da República Argentina), buscou contemplar os profissionais da educação básica do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

O curso teve duração de oito semanas, de setembro a outubro, e abordou os seguintes temas:

• Teorias, abordagens e debates sobre os processos de integração regional;
  • Identidade latinoamericana: democracia, cultura da paz e direitos humanos;
  • Dimensão social no Mercosul;
  • Cidadania regional no Mercosul;
  • Integração educacional regional no Mercosul;
  • Educação para a integração.

Desde 2019, Dra. Rita de Cássia busca desenvolver uma proposta interdisciplinar para abordar os conteúdos sobre história da América Latina, de forma a usar materiais bibliográficos, documentais e audiovisuais na língua espanhola, com o intuito de promover uma proximidade dos estudantes da educação básica do Cepae com a cultura e história dos nossos países vizinhos.

Categorias: Cepae Educação Básica Mercosul Curso Notícias Noticias