acordo ENOSIS

Professores das universidades de Lorraine e Uberlândia visitam UFG

In 11/12/23 11:54 . Aggiornato alle 15/12/23 09:52 .

Instituições possuem projeto em conjunto no campo da Biomecânica

acordo ENOSIS

 

 

Membros do núcleo de pesquisa ENOSIS, do Laboratório de Design, Otimização e Modelagem de Sistemas, da Universidade de Lorraine (França) visitaram as instalações da UFG no Campus Samambaia, no dia 8 de novembro.

 

O ENOSIS analisa modalidades de Interação Homem-Máquina (IHM), bem como o design, avaliação, interfaces e visualização dessas modalidades. Entre os assuntos das modalidades de IHM que o núcleo de pesquisa francês estuda, estão sistemas de assistência pessoal, instrumentação inteligente para sistemas de assistência pessoal e automação residencial. Além disso, realizam a análise de mecanismos de influência, emoção/desempenho motor ou cognitivo, aquisição de dados e processamento de sinais. Desenvolve também investigação em Neurotoxicologia (riscos ambientais ao nível neurológico: toxicidade neurológica e neurobiológica).

 

Os pesquisadores Guy Bourhis, Yann Morere e Dominique, acompanhados pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Adriano Andrade, foram recepcionados no Parque Tecnológico Samambaia, pelo professor Marcus Fraga (FEFD). 

 

Esse encontro ocorreu no âmbito do programa CAPES/Cofecub, projeto de pesquisa em conjunto, que visa fomentar o intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior e institutos de pesquisa brasileiros e franceses. A visita se deu em virtude do desenvolvimento de um projeto em biomecânica, feito em parceria com ambas instituições, e da necessidade de um novo acordo, para regulamentar os potenciais resultados obtidos pela pesquisa.

Categorie: Notícias Noticias Internacionalização França Tecnologia e Inovação