Secretária de Inclusão da UFG participa do Dia da Experiência Nobel
Evento é organizado pela Embaixada do Reino da Suécia no Brasil
A Embaixada do Reino da Suécia no Brasil promoveu, no dia 5 de dezembro, o Dia de Experiência Nobel, na Universidade de Brasília. Os convidados conversaram sobre projetos vencedores da honraria concedida em 2023, contextualizando com propostas nas mesmas áreas de pesquisa no Brasil.
A Secretária de Inclusão da UFG, Luciana Dias - antropóloga, doutora em Ciências Sociais, com estudos pós-doutorais em Direitos Humanos e Interculturalidades - foi convidada para participar da série de vídeos Saiba Mais Sobre o Prêmio Nobel 2023, em que ela usa o conceito de mulheres-raízes para explicar e contextualizar o Prêmio Nobel da Paz de 2023.
O prêmio foi entregue à ativista Narges Mohammadi, “pela sua luta contra a opressão das mulheres no Irã e pela sua luta para promover os direitos humanos e a liberdade para todos”.
Além disso, o evento também contou com o jantar Experimentando o Nobel, onde estiveram presentes: a embaixadora da Suécia - Karen Wallensteen -, o embaixador da Noruega - Odd-Magne Rudd -, os pesquisadores convidados - representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, do Itamaraty e da UNB -, além de jornalistas e corpo diplomático da Embaixada da Suécia. O jantar foi também uma oportunidade de discutir sobre o desenvolvimento da pesquisa no Brasil e como as relações bilaterais podem contribuir com o cenário acadêmico brasileiro.
Categorias: Notícias Noticias Suécia Prêmio Nobel