Estudante da UFG recebe prêmio na Alemanha
Ádila Brindel graduou-se em Geografia pela UFG e é mestre em Geografia Cultural pela Universidade Friedrich-Alexander
Ádila Brindel,formada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e mestre em Geografia Cultural pela Universidade Friedrich-Alexander (FAU), na Alemanha, recebeu o Prêmio Schüssler em outubro do ano passado. A honraria é concedida aos estudantes internacionais que se destacaram por meio de realizações acadêmicas excepcionais e alto compromisso intercultural, pela Fundação Hans-Wilhelm e Helga Schüßler.
Atualmente, ela é doutoranda na mesma instituição alemã. Em sua pesquisa, Ádila examina criticamente a atualidade de uma perspectiva feminista e geopolítica. Suas contribuições têm estimulado investigações sociológicas no campo da transformação digital e, por isso, conquistou uma cadeira como docente em Geografia Cultural e o Giro Decolonial, na Universidade de Heidelberg.
Trajetória
Além de seus interesses acadêmicos, Ádila está ativamente envolvida na sociedade civil e na academia. Em 2019, ela desenvolveu um Programa de Mentoria Online chamado "Jornada do Estudante Internacional" para apoiar compatriotas interessados em estudar na Alemanha, tendo já ajudado mais de 100 estudantes por meio dessa iniciativa. Além disso, ela participou do Programa "Diversity Scout" oferecido pelo Escritório de Gênero e Diversidade da FAU e estabeleceu um Círculo Internacional de Leitura e Estudos Feministas. Desde 2020, esse projeto online reúne estudantes e acadêmicos da Alemanha e do Brasil para discutir justiça de gênero. Desde outubro de 2022, a sua pesquisa de doutorado tem sido financiada pela Fundação Rosa Luxemburgo de Berlim devido à sua abordagem altamente inovadora para explorar o uso de tecnologias digitais por mulheres no cenário político.
Texto: Maria Eduarda Dutra
Edição: Caroline Pires