
Bélgica: bolsa de mestrado em Valônia ou Bruxelas
Inscrições até 31 de março de 2024 até meia-noite (horário de Bruxelas).
A Valônia-Bruxelas Internacional (WBI) oferece bolsas de mestrado a estudantes internacionais com pelo menos um diploma de licenciatura obtido numa instituição estrangeira que concede o grau, reconhecida pelas autoridades educativas competentes do país do candidato. O Mestrado deve ser concluído na Valônia ou em Bruxelas, num estabelecimento de ensino superior reconhecido pela Federação Valônia-Bruxelas.
Condições de admissibilidade
- Pode candidatar-se qualquer candidato que reúna as condições necessárias e suficientes para a apresentação do processo de admissão ao estabelecimento de ensino superior visado, independentemente da sua nacionalidade.
- O candidato deverá indicar no formulário de candidatura a referência do processo de admissão.
São considerados prioritários os candidatos que tenham concluído seus estudos nos seguintes países: Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Japão, Líbano, Marrocos, México, Reino Unido, Suíça, Taiwan, Tunísia, EUA. - Qualquer área de estudo é levada em consideração.
- O candidato é titular de um diploma de 1.º ou 2.º ciclo suficiente para ter acesso ao mestrado pretendido e reúne as condições para o acesso ao mesmo.
- O candidato é titular de um diploma de primeiro ou segundo ciclo emitido por uma instituição cujos estudos ou formação por ela ministrados sejam reconhecidos pelas autoridades competentes do país de origem do candidato em matéria de ensino superior.
- O último diploma de 1.º ou 2.º ciclo obtido no país de origem deverá ter sido emitido o mais tardar 5 anos antes do início da formação solicitada.
- Excluem-se as candidaturas que cumpram os critérios de admissibilidade do programa de bolsas de cooperação para o desenvolvimento ARES.
- O formulário de pedido de bolsa e os documentos a anexar a este formulário devem ser enviados ao estabelecimento de ensino superior em causa até à meia-noite do dia 31 de março (Bruxelas) do ano letivo seguinte.
- O e-mail de envio do arquivo terá como assunto: “Bolsas WBI MASTER IN – Nome e Nome do candidato”.
- Arquivos incompletos não serão submetidos à Comissão responsável pela seleção das candidaturas.
A ajuda financeira ao beneficiário está limitada a 10.000 euros por ano letivo. Este pacote pode cobrir: taxas de inscrição, mensalidade, custos de ensino, incluindo custos de dissertação, compra de programas de estudos e livros, consumíveis de informática, materiais escolares, etc., custos de transporte internacional até uma viagem de ida e volta em classe econômica durante a duração do programa, despesas de instalação incluindo aquisição de equipamento doméstico até ao máximo de 125 euros, despesas de deslocações locais relacionadas com estudos e/ou despesas de alojamento até um limite máximo de 400 euros mensais sem garantia de aluguel.
Os beneficiários da ajuda financeira pagarão as mesmas taxas de inscrição que os estudantes belgas e europeus. O apoio financeiro será pago em três prestações durante o ano letivo, numa conta denominada em euros.
- O candidato poderá beneficiar de uma primeira parcela equivalente a 50% do montante total à chegada à Federação Valônia-Bruxelas para iniciar o ano letivo pretendido e com base numa declaração de chegada do estabelecimento anfitrião.
- Uma segunda parcela de 25% será paga no final de janeiro.
- O pagamento da última parcela de 25% estará condicionado à conclusão com aproveitamento do ano letivo e à transmissão de um testemunho escrito e/ou vídeo da sua experiência de estudo na Federação Valônia-Bruxelas. O candidato concorda com a divulgação deste depoimento pelo WBI e pelo Campus Wallonie-Bruxelas nos seus diversos meios de comunicação: site, relatório de atividades, Instagram, Facebook, X, brochuras, etc.
O apoio financeiro é concedido por um ano letivo:
- No caso de um Master 60, o apoio financeiro é concedido por um período máximo de um ano.
- No caso de um Master 120, o apoio financeiro é concedido por um período máximo de dois anos, ou seja, 1 bolsa de no máximo 10.000 euros por ano letivo, desde que sejam validados um mínimo de 54 créditos no final do primeiro ano. continuar o pagamento da ajuda financeira durante o segundo ano; caso contrário, a ajuda financeira é permanentemente interrompida.
Além disso, Wallonie-Bruxelas International cobre seguro de saúde, sub-rogação mútua, repatriação e responsabilidade civil para o bolsista.
Acesse o Guia do Candidatura aqui: https://www.studyinbelgium.be/sites/default/files/uploads/Organiser%20votre%20s%C3%A9jour/Bourses%20Master%20IN%20-%20Guide%20de%20candidature-B.pdf
Fonte: https://www.studyinbelgium.be/fr/bourse-master-wbi
Categorias: Oportunidades Externas