card notícia

CAPES defende internacionalização para desenvolver o País

Em 05/03/24 10:36. Atualizada em 05/03/24 14:59.

Rui Oppermann, diretor de Relações Internacionais da Fundação, fala em aprofundar parcerias com países do Sul global e cita CRES+5

CAPES defende internacionalização para desenvolver o País

A internacionalização universitária deve servir como ferramenta para o desenvolvimento do País. A CAPES defendeu essa posição em seminário sobre o tema promovido pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) nessa terça-feira, 20 de fevereiro. O evento foi realizado por videoconferência.

“Queremos a internacionalização como um instrumento de política pública de desenvolvimento. Que a gente possa olhar para a América Latina como a região rica que ela é”, disse Rui Oppermann, diretor de Relações Internacionais da Fundação, que afirmou que a CAPES tem atuado nesse sentido. Como exemplo, falou dos esforços para a organização da reunião de continuação da III Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe, a CRES+5, de 13 a 15 de março, em Brasília.

Segundo o diretor, o Brasil tem uma identidade com influências da América Latina, do Caribe e de países africanos. E essa troca de conhecimentos com nações do Sul global devem “ser colocadas como prioridades para as relações internacionais das universidades”. Com o Hemisfério Norte, pontuou Oppermann, é preciso estabelecer uma perspectiva que facilite o desenvolvimento do Brasil e da região.

Com a CRES+5, a CAPES espera aprofundar as discussões sobre educação superior e internacionalização. “A CRES+5 é um espaço em que construímos a educação superior como direito fundamental, como projeto de Estado”, afirmou. O encontro recebeu mais de 1,5 mil inscrições.

Fonte: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-defende-internacionalizacao-para-desenvolver-o-pais

Categorias: Notícias Noticias