CAPES E AUGM Assinam Acordo Histórico de Cooperação Científica em Nível Regional

Em 14/03/24 16:11. Atualizada em 14/03/24 16:11.

A Conferência Regional de Ensino Superior (CRES +5) foi o marco para que a Coordenação de Formação de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dependente do Ministério da Educação do Brasil, e da Associação de Universidades Agrupadas de Montevidéu (AUGM), assinasse será celebrado nesta quarta-feira, 13 de março, um acordo de cooperação internacional para a realização de ações conjuntas que visem consolidar a cooperação e o intercâmbio de pesquisadores na América do Sul, particularmente entre professores das universidades do Brasil e das universidades dos demais países que fazem parte da AGOM: Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

“O mundo ficou mais difícil nestes cinco anos após a CRES (2018). Muitas crises se sobrepuseram, incluindo a crise climática. Estas crises exigem que trabalhemos ainda mais juntos. A única resposta possível é o aprofundamento da nossa integração regional (…) Para o Brasil, a integração regional não é uma opção, é imperativa. Um dos componentes da integração é a mobilidade acadêmica”, conforme explicou o Ministro da Educação do Brasil, Camilo Santana, durante a abertura do CRES +5, ao anunciar a assinatura do acordo e seu financiamento pelo seu Governo.

Este acordo financiará projetos de pesquisa sobre temas e problemas prioritários para o desenvolvimento da região, que justifiquem a mobilidade de suas equipes docentes e a formação acadêmica de seus membros em nível de pós-graduação, especialmente na modalidade pós-doutorado e doutorado sanduíche; O Programa Conjunto apoiará também seminários, workshops temáticos e reuniões. O objetivo é fortalecer a construção de um campo comum de conhecimento e de cooperação interinstitucional em ciência, tecnologia e inovação, ciências sociais e humanas, arte e cultura.

Conforme estabelecido no documento, as atividades nas instituições brasileiras serão acompanhadas pela Diretoria de Relações Internacionais/CAPES, e as atividades nas instituições estrangeiras serão acompanhadas pela AUGM. O acordo estabelece que a cooperação será implementada por meio de ações previstas nos Planos de Trabalho dos projetos selecionados por uma comissão paritária de avaliação.

Este plano estima como meta o apoio de até 15 projetos conjuntos de pesquisa por chamada, em áreas de interesse comum para ambas as partes, em todas as áreas do conhecimento. As áreas serão definidas, de comum acordo, e especificadas em chamadas públicas. A duração do período de financiamento por projeto é de quatro anos, e o período de promoção inicial é de dois anos, prorrogáveis ​​por mais dois, de acordo com as regras dos concursos.

Assinado este convênio, iniciaram-se os trabalhos da primeira chamada pública que conterá as bases, temas, prazos e demais requisitos a serem apresentados nas inscrições dos projetos a serem selecionados, sendo imprescindível para isso a participação de docentes e pesquisadores de um ou mais universidades no Brasil, com uma ou mais universidades AUGM ou vinculadas à associação.

A assinatura do Convênio e Plano de Trabalho ocorreu no Centro Internacional de Convenções de Brasília, e contou com a presença de diversos reitores da AUGM: o presidente da rede e reitor da Universidade de Valparaíso, Osvaldo Corrales; o vice-presidente e reitor da Universidade da República, Rodrigo Arim; a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, Sandra Goulart; reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão Moura; o reitor da Universidade Nacional de La Plata, Martín Aníbal López Armegol; reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Fonseca; o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto De Andrade Medronho; o reitor da Universidade Nacional do Sul, Daniel Vega; reitor da Universidade Nacional do Nordeste, Omar Larroza. Pelos Secretário Executivo da AUGM, Álvaro Rico e Fernando Sosa.

Pela CAPES, por sua vez, participaram Denise Pires de Carvalho, presidente da agência; Rui Opperman, diretor de relações internacionais; Helena Carneiro, Diretora do Programa; Alessandro Días de Castro e o Diretor da Divisão Jurídica. O evento destacou como pano de fundo a assinatura do Memorando de Entendimento CAPES-AUGM e a reunião de trabalho realizada em Montevidéu em novembro de 2023 com a presença de delegados assessores e pró-reitores do CTI e de Pós-Graduação da AUGM.

Fonte: http://grupomontevideo.org/site/capes-y-augm-firman-historico-acuerdo-de-cooperacion-cientifica-a-nivel-regional/